Seleção enfrenta o Equador nas Eliminatórias da Copa de 2026 com mudanças táticas e administrativas
Nesta quinta-feira (5), a Seleção Brasileira estreia sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti, enfrentando o Equador em Guayaquil, às 19h (MS), pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Nova gestão na CBF
A partida marca também o início da gestão de Samir Xaud como presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Eleito no final de maio após a destituição de Ednaldo Rodrigues, Xaud, de 41 anos, promete uma administração pautada pela modernização, transparência e descentralização. Entre suas propostas está a redução dos campeonatos estaduais para 11 datas a partir de 2026.

Expectativas com Ancelotti
Carlo Ancelotti, multicampeão por clubes europeus, assume a Seleção com a missão de reconduzir o Brasil ao protagonismo mundial. Sua chegada gerou grande expectativa entre torcedores e jogadores. Ancelotti destacou a importância de extrair o melhor de Vinícius Júnior, ressaltando a necessidade de equilíbrio entre talento e comprometimento.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Após treinos em São Paulo e Guayaquil, a provável escalação do Brasil para o confronto contra o Equador é:
Goleiro: Alisson
Defensores: Vanderson, Marquinhos, Alex e Alex Sandro
Meio-campistas: Casemiro, Bruno Guimarães e Gérson
Atacantes: Estêvão, Richarlison e Vinícius Júnior
O jovem Estêvão, de 18 anos, é uma das novidades na equipe e já foi elogiado por Ancelotti por seu talento e caráter.
Situação nas eliminatórias
Com 21 pontos, o Brasil ocupa a quarta posição na tabela das Eliminatórias, atrás de Argentina (31), Equador (23) e Uruguai (21). Os seis primeiros colocados garantem vaga direta para o Mundial de 2026, enquanto o sétimo disputará a repescagem.
As eliminatórias sul-americanas classificam os seis primeiros colocados para o Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá. A sétima colocada disputará repescagem. A Argentina é a única seleção já classificada para o torneio.
A rodada começará hoje com Paraguai x Uruguai e Chile x Argentina. Na sexta-feira tem Colômbia x Peru e Venezuela x Bolívia.
1-Argentina – 31 pontos
2-Equador – 23
3-Uruguai – 21
4-Brasil – 21
5-Paraguai – 21
6-Colômbia – 20
7-Venezuela – 15
8-Bolívia – 14
9-Peru – 10
10-Chile – 10
PRÓXIMO COMPROMISSO
Após o jogo contra o Equador, a Seleção Brasileira enfrentará o Paraguai na próxima terça-feira (10), na Neo Química Arena, em São Paulo.
A partida desta quinta-feira será transmitida ao vivo pela Globo e pelo SporTV.








