Evento aberto ao público acontece de 11 a 26 de janeiro, no Shopping Bosque dos Ipês
No próximo ano, a capital de Mato Grosso do Sul iniciará a temporada 2025 da maior exposição itinerante do Brasil que resgata a história dos videogames. É o Museu do Videogame Itinerante, que acontecerá de 11 a 26 de janeiro, no Shopping Bosque dos Ipês.
Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento levará mais de 450 consoles de todas as gerações, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de trazer Palco Just Dance, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, PlayStation VR2, entre outras.
A exposição mostrará a evolução do mercado mundial de videogames que, atualmente, fatura cerca de 150 bilhões de dólares ao ano, o que é mais do que faturam música e filmes juntos. E isso tudo começou em 1972, quando o engenheiro Ralph Baer anunciou o Magnavox Odyssey, considerado o primeiro console de videogame do mundo.
EXPOSIÇÃO
A exposição interativa resgata mais de cinco décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979; e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).
Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história.
REALIDADE VIRTUAL, DANÇA E COSPLAY
Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos do PlayStation 5 e Microsoft Xbox Series. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real.
Outra área de destaque será a do PlayStation VR 2, tecnologia de realidade virtual lançada pela PlayStation no mundo que permite uma imersão ainda mais impressionante.
Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento será o palco movimento. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão faturar brindes e prêmios.
Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.
Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta seguir o Instagram @museudovideogameoficial.