Formação e qualificação da juventude abrem portas de melhores oportunidades avalia o candidato do PSDB
“São milhares de jovens com o futuro pela frente e ávidos por ter acesso a boa formação e qualificação profissional”, disse o candidato do PSDB ao Governo do Estado, Eduardo Riedel. Para ele, a próxima década será decisiva na construção de políticas públicas que ofereçam aos jovens possibilidades reais de almejar um futuro melhor.
O Mato Grosso do Sul teve 545.040 alunos matriculados em 2021 no ensino regular – que inclui desde creches até o Ensino Médio e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) presencial – nas redes estadual e municipais de educação pública espalhadas pelas 348 unidades escolares dos 79 municípios. O Estado tem 13.7% de sua população com idade entre 16 e 24 anos.
Segundo Riedel, muito foi feito nos últimos sete anos e meio na área da educação, mas muito há a ser feito ainda. Ele destaca como conquistas a ampliação da rede de escolas de tempo integral e a valorização profissional que levou MS a ter um dos maiores salários para os professores da Rede.
“Vamos governar de mãos dadas com cada sul-mato-grossense, com a juventude, criando condições que viabilizem emprego e renda, sem esquecer da educação e da qualificação profissional. Estamos desenhando um futuro moderno, com oportunidades e infraestrutura que transformem o Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Assim como as demais áreas de atuação do Governo, a Educação receberá um choque de gestão, com políticas modernas e foco em resultados, diz Riedel. Entre as ideias a serem implementadas está a expansão da rede de escolas em tempo integral; a modernização do Vale Universidade; a criação de bolsas para estágio remunerado conclusivo dos cursos, em áreas prioritárias do serviço público (engenheiros em obras; arquitetos nos programas de recuperação de áreas urbanas degradadas; médicos em hospitais do interior e etc), entre outras ações.
“O sul-mato-grossense quer respostas aos seus desafios. E é isso que ofereceremos. Uma gestão focada em resultados e em projetos que reflitam diretamente na vida das pessoas. Na educação, este forma de trabalhar pode ser revolucionária”, afirmou o candidato.