Candidato ao Governo do Estado, ele explica suas prioridades para o setor
Candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45), Eduardo Riedel (PSDB) foi o artífice, nos últimos sete anos e meio, das políticas públicas que enxugaram a máquina administrativa do Estado, que implementaram a estratégia de municipalização das ações de governo e da interiorização dos investimentos, que levaram milhões de reais em investimentos aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Esta política de desenvolvimento com responsabilidade social se refletiu na questão da Educação no Estado. E Riedel avisa que vem muito mais por aí.
“Temos trabalhado e vamos trabalhar ainda mais para fortalecer a educação, pois é dela que sai a transformação da sociedade. Já fui professor, essa é uma área que valorizo muito. A evasão escolar passa por vários pontos, entre eles a qualidade das escolas. Por isso, 250, das 340 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul foram reformadas nos últimos anos. Vamos focar nisso. Transformar nossas escolas em ambientes mais confortáveis e modernos”, explica.
Atualmente, 40% dos alunos da Rede Estadual e Ensino estudam em tempo integral. “Quero que as reformas e a educação em tempo integral cheguem a 100% das instituições de ensino do Estado”.
Hoje, o Mato Grosso do Sul possui programas como o MS Alfabetiza, ajudando os municípios com formação continuada de professores e material didático para alfabetizar nossas crianças com qualidade. Há também o MS Matemática, com apoio financeiro e recursos técnico aos municípios. “Isso é fruto de uma gestão municipalista. Outra grande transformação na educação é a rede de infovias digitais, com 7 mil km de fibra ótica, que será instalada no Estado e que terá um impacto enorme no setor”, lembra o candidato.
Mas nada disso adianta sem qualificação profissional. Por isso a importância de valorizar e oferecer recursos de desenvolvimento profissional aos profissionais da educação. “Vamos apostar forte na qualificação destes quadros tão importantes para o futuro do Estado. A equiparação do salário dos professores convocados aos concursados é uma das demandas que pretendo atender”, avisa Riedel.
São ações que ajudarão a melhorar os indicadores de educação, que só aumentam em MS: a evasão escolar diminuiu, o índice de reprovação caiu, a média dos alunos melhorou, enfim, isso só fez melhorar essa área. Quanto mais tempo na escola, mais qualificados saem estes alunos, o que melhora e muito a geração de renda e consequentemente a economia. “A segurança é outra área que ganha muito quando a educação vai bem, já que os índices de criminalidade caem bastante. Toda a sociedade é renovada. Educação é chave para o Estado”, afirma o candidato.