Com a menor rejeição entre todos os pré-candidatos, ele mostra força e perspectiva de crescimento
O pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), alcançou 23,1% das intenções de voto em um cenário de disputa com o ex-governador André Puccinelli (MDB) e o ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD). É o que mostra a nova rodada do Instituto Ranking, divulgada neste domingo (3). Nesta projeção, André surge com 27,2%, e Marquinhos com 28,4%. Outros 21,3% disseram que vão votar nulo ou em branco, não sabem em quem votar ou não quiseram responder.
O resultado é considerado excelente e mostra o potencial de votos de Riedel, especialmente diante de sua baixíssima rejeição, de apenas 3,7%. André Puccinelli tem a maior rejeição, de 27%, seguido por Marquinhos Trad, com 16,5%. Capitão Contar apresenta 11% de rejeição, e Rose Modesto 4,2%.
Riedel também cresceu na pesquisa estimulada em um cenário sem Capitão Contar, aparecendo com 17,5%, contra 22,5% de Marquinhos e 21,6% de André.
EQUILIBRIO
Para se ter uma ideia do equilíbrio, entre o primeiro colocado que é Marquinhos, e o quarto Eduardo Riedel, existem apenas 4.40% de diferença, sendo que a campanha não começou e sequer aconteceram as convenções partidárias.
Segundo o autor do trabalho de pesquisa, Toni Ueno, “subir um ou dois pontos nesse quadro tem que ser comemorado”.
Ele explica que votos para serem conquistados são poucos, e terão “que ser tirados” um do outro, o que torna a campanha mais difícil. Na pesquisa aparecem ainda, mas abaixo dos dois dígitos, Capitão Contar (PRTB), Gisele Marquês (PT) e Luhhara Arguelo (PSOL).
O Instituto ouviu 3 mil eleitores em 30 municípios de Mato Grosso do Sul entre os dias 27 de junho e 2 de julho, com intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 1,8% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na justiça eleitoral com os números MS-02344/2022 e BR-05621/2022.