Nos últimos três meses, 48% dos donos de pequenos negócios não conseguiram obter crédito em Mato Grosso do Sul
Dar um passo mais alto às vezes é necessário para que o negócio cresça e se estabeleça no mercado. O acesso a crédito é uma das principais demandas dos pequenos empresários. Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, divulgada em março deste ano, em Mato Grosso do Sul, nos últimos três meses, 27% dos empresários buscaram empréstimo bancário e 48% não conseguiu obtê-lo.
Alguns dos motivos que fazem os empresários solicitarem crédito são capital de giro, dinheiro necessário para operações diárias, como pagar fornecedores e funcionários; para a expansão do negócio, como abrir uma loja ou contratar mais funcionários; investimentos em equipamentos ou tecnologia, para aumentar a produtividade ou melhorar a qualidade dos produtos ou serviços; e também para cobrir emergências.
Porém, ao chegar à instituição financeira, nem sempre este pequeno empreendedor está preparado. “Cada instituição tem sua metodologia de avaliação na hora de analisar e conceder financiamento ou empréstimos. No entanto, existem fatores que mais motivam o indeferimento na hora de buscar crédito”, comenta o consultor do Sebrae/MS, Hudson Garcia.
“Um histórico de crédito ruim, com inadimplência ou falta de pagamento de empréstimos anteriores, pode ser um grande obstáculo. As instituições também avaliam a capacidade de pagamento do empresário com base na renda e fluxo de caixa, por exemplo. Outro motivo é a ausência de garantias, já que, dependendo das linhas disponíveis, as instituições podem pedir garantias reais para minimizar o risco de inadimplência. Os empresários que não possuem os documentos necessários para comprovar a situação financeira do negócio também podem ter pedidos negados. E, em tempos de crise econômica, os bancos podem se tornar mais cautelosos e limitar a oferta de crédito e empréstimos”, analisa Garcia.
CONTA BANCÁRIA “PESSOA FÍSICA”
O microempreendedor individual (MEI) é a porta de entrada para muitos que querem empreender. Contudo, nem sempre a formalização como MEI vem acompanhada de uma visão mais estratégica do negócio. Geralmente, estes pequenos empreendedores são os que mais têm dificuldades em obter crédito, e isso pode estar diretamente relacionado a uma falta de gestão.
Pesquisa divulgada pelo Sebrae aponta que, em todo o país, entre os microempreendedores individuais, 60% têm apenas conta bancária “pessoa física”. Quando é analisado o perfil do MEI em Mato Grosso do Sul, 42% possuem apenas este tipo de conta. Essa situação configura um entrave quando o empresário vai solicitar empréstimo, uma vez que a conta bancária “pessoa jurídica”, ou seja, empresarial, é necessária.
APOIO DO SEBRAE
O Sebrae/MS orienta os interessados na tomada de decisão quanto a empréstimos, por meio de consultorias. Outras soluções como Plano de Negócios, Ferramentas de Gestão Financeira e Estudos de Viabilidade estão disponíveis aos empresários, além de informações sobre as melhores linhas de crédito que se encaixam de acordo com a necessidade do empreendedor.
Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800, ou pelo portal oficial: ms.sebrae.com.br.