A Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS) iniciou as inscrições de propostas na chamada pública para selecionar fornecedores de biometano para a área de concessão da empresa.
A chamada é parte da estratégia da companhia em fomentar o uso de fontes renováveis de energia e combustível, mantendo o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.
A iniciativa cria oportunidade para que fornecedores interessados em fornecer biometano para a empresa desenvolvam modelos de negócios, mediante o cumprimento de critérios estabelecidos pela chamada publicada n° 001/2022. Conforme Rui Pires dos Santos, presidente da empresa, o objetivo é demonstrar ao mercado o interesse da MSGÁS na distribuição do produto e ao mesmo tempo mapear as fontes produtoras desse tipo de combustível em Mato Grosso do Sul, propiciando o desenvolvimento de estratégias de curto, médio e longo prazo.
“A gente se desafia diariamente para criar estratégias, que sejam executáveis e que garantam uma prestação de serviço realmente inovadora, sem esquecer pontos fundamentais para a evolução do nosso negócio com respeito às pessoas e ao meio ambiente”, ressalta Rui.
O biometano é um biocombustível limpo e renovável que provém da decomposição de rejeitos orgânicos do agronegócio, da indústria de alimentos e do setor de saneamento, que pode ser gerado a partir de estações de tratamento de efluentes, aterros sanitários, resíduos agrossilvopastoris ou ainda resíduos comerciais.
O produto passou a ter relevância no cenário nacional como fonte geradora de energia e combustível. O uso do biometano contribui para o fortalecimento das matrizes energéticas verdes, que favorecem ativamente a redução de emissões de gases estufa, preservando os recursos naturais disponíveis.
No Mato Grosso do Sul tem-se conhecimentos de produção em alguns municípios. Os interessados em participar do processo têm até 31 de janeiro de 2023 para enviar propostas através do site da MS Gas.