Jucems registra o maior número de empresas abertas desde o início da série histórica, em 2000
O mês de maio foi marcado por um novo recorde na abertura de empresas em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados da Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), foram registradas 960 novas empresas durante o período, o que representa um aumento de 14,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 838 empresas foram abertas. Esse número também se configura como o maior da série histórica, iniciada em 2000.
O diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, atribui o crescimento à estabilidade e ao crescimento contínuo da economia do estado, além das políticas públicas de desenvolvimento econômico e do compromisso da Junta em facilitar a abertura de novos negócios. “Estamos imbuídos em dar continuidade para que o número de abertura de empresas continue a crescer”, afirma Rocha.
O setor de serviços se destaca como o que mais registrou novas empresas, com 682 novas firmas abertas, o que representa 71,04% do total. Em seguida, vem o comércio, com 243 registros, e a indústria, com 35. No acumulado do ano, o estado já soma 4.832 novas empresas abertas, com predominância para o setor de serviços (3.434), seguido pelo comércio (1.208) e pela indústria (190).
Campo Grande, como capital do estado e cidade mais populosa, concentra a maior parte dos novos registros, com 399 empresas abertas, o que equivale a 41,56% do total. Em seguida, aparecem Dourados (96), Chapadão do Sul (57), Três Lagoas (48), Naviraí (39), Maracaju (22), Ponta Porã (20), Corumbá (19), Nova Andradina (18) e Aparecida do Taboado (17).
Os dados da Jucems demonstram um cenário positivo para o empreendedorismo em Mato Grosso do Sul, com diversos setores e regiões do estado apresentando crescimento na abertura de novos negócios.
Para mais informações sobre a abertura de empresas em Mato Grosso do Sul, acesse o site da Jucems: https://www.jucems.ms.gov.br/