A Intenção de Consumo das Famílias de Campo Grande atingiu neste mês de setembro 98,7 pontos, embora ainda na chamada zona negativa, abaixo de 100 pontos, o melhor índice após maio de 2020, ano de início da pandemia, e, na série histórica, o maior resultado para setembro desde 2014.
A pesquisa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. “Quando analisamos os resultados, percebemos que as pessoas têm uma melhor percepção sobre o emprego atual e, sobretudo, uma perspectiva de consumir mais, o que comumente ocorre com a aproximação do fim de ano”, diz a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
A pesquisa ainda indica melhoria no nível atual de consumo, embora a maior parte dos entrevistados, 42,7% ainda indique estar comprando menos que no mesmo período do ano passado.
Pesquisa
Os dados com estimativa para setembro foram coletados nos últimos dez dias do mês de agosto/2022.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família.
Entre tais condições, leva-se em consideração a capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.
Vale destacar, que trata-se de um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos.
Desse modo, a pesquisa pode ser utilizada como um termômetro para a política econômica, atividades produtivas, consultorias e instituições financeiras.