Secretarias celebram convênio para oferta de cursos que ampliam oportunidades no mercado de trabalho
Implantado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), o Programa “MS+ Criativo” gerou o Programa de Economia Criativa, que inaugura uma inovadora e ambiciosa realidade social, econômica e cultural para Mato Grosso do Sul. Em menos de um ano, os passos seguros desta iniciativa avançam na direção de metas e objetivos, entre eles capacitar o empreendedorismo criativo, abrir e melhorar as oportunidades no mercado de trabalho e aprimorar a oferta de serviços.
Agora, por meio de convênio entre as secretarias de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com participação da Fundação do Trabalho (Funtrab), mais um avanço se configura. Estes três órgãos governamentais vão oferecer cursos para atender demandas do mercado de trabalho criativo, ampliando as perspectivas de emprego e qualificando a mão de obra artística.
EIXO DE FOMENTO
Segundo o titular da Setesc, Marcelo Miranda, os cursos de capacitação e qualificação foram reivindicados pelos participantes das reuniões regionais, que em 2023 debateram o modelo do Plano Estadual de Economia Criativa. O resultado propiciou a definição do eixo “Qualifica + Criativo”. Ele salienta que o eixo, além de treinar e aprimorar os profissionais, buscando qualidade nos serviços e produtos oferecidos, também fomenta e desenvolve um setor em expansão no mundo, com enorme potencial de inclusão socioeconômica.
Pelos termos do convênio, estão disponíveis estes cursos, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) a partir de agosto: “Estratégias para Acesso a Editais e Incentivos Fiscais na Economia Criativa”; “Gestão Financeira para Negócios Criativos”; “Formação de Preço para Produtos e Serviços Criativos”; “Identidade Visual para Empreendimentos Criativos”; “Marketing Digital e Redes Sociais para Negócios Criativos”; “Introdução ao Empreendedorismo Criativo”; “Relacionamento com o Cliente e Experiência do Consumidor”; “Fotografia de Bolso: Fotografe, Edite e Compartilhe com o Celular”. As inscrições devem ser feitas pelo site do Senac: (https://www.ms.senac.br/).
ESCALA GLOBAL
O programa “MS Qualifica” foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc, em maio de 2023. A economia criativa abrange atividades que utilizam a criatividade como principal recurso. Desde a música e o cinema até o design gráfico e a moda, estas indústrias não só geram empregos, mas também impulsionam a inovação e a competitividade em escala global. A economia criativa é impactante devido à sua capacidade de adaptação e inovação constante.
Entre o quarto trimestre de 2022 e o quarto trimestre do ano seguinte, o emprego na economia criativa demonstrou uma variação positiva de 4% (+287 mil postos de trabalho), alcançando um total de 7.747.315 trabalhadores. O mercado de trabalho da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) atingiu seu maior patamar desde o início da série histórica disponível. O setor registrou um crescimento de 4% no recrutamento de novos funcionários em 2023 no Brasil, chegando a 7,8 milhões de empregos gerados, superando o percentual de 2% de avanço observado em todas as categorias econômicas do país.