Um dos principais centros ecoturísticos terá benefícios importantes em sua economia
Corumbá, que está entre os mais importantes destinos do ecoturismo no Brasil, recebeu com otimismo e confiança as projeções alinhadas quinta-feira (31), durante o Encontro Regional do Plano Estadual de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul, sediado no Centro de Convenções do Pantanal. Os participantes, representando as mais variadas fontes de criação e empreendedorismo, apontaram problemas e soluções, fortalecendo o caráter amplo e democrático na elaboração das propostas.
Serão, ao todo, oito encontros regionais com comunidades criativas de cada município. O Superintendente de Economia Criativa, Decio Coutinho, afirma que todas as regiões do Estado têm potencial e capacidade para desenvolver atividades que não sejam necessariamente vinculadas aos processos econômicos tradicionais, embora estas também necessitem de novos mecanismos de impulso e fomento. É para isto que o Plano Estadual de Economia Criativa está sendo construído.
Coutinho observa que o programa ‘MS + Criativo’, através dos encontros regionais, trabalha os seguintes eixos: Gestão; Qualificação; Financiamento; Mercado; Pantanal; Bioceânica; Inovação; Marcos Legais e Ambiente Favorável. “É determinante a força participativa dos municípios”, enfatiza. “No caso de Corumbá, o seu perfil está solidamente identificado com a cultura, a história. São bases de forte poder de indução à economia criativa”, define.
Durante este mês de setembro, a Superintendência de Economia Criativa segue a agenda rumo à construção do Plano Estadual: Naviraí (14 de setembro); Ponta Porã (20 de setembro); Campo Grande (27 de setembro).
Para maiores informações, acesse o site da SETESCC e fique por dentro das programações.