Os vereadores campo-grandenses saíram do recesso do primeiro semestre e retornaram à Câmara Municipal na terça-feira passada (4) para dar sequência à legislatura. Mesmo com as restrições de aglomerações e circulação por causa da pandemia da Covid-19, toda a agenda regimental está mantida e os parlamentares, em sessão por videoconferência, reforçam a importância da participação popular, mesmo sem trabalhos presenciais no plenário.
A sessão por meio de videoconferência será mantida enquanto durar a pandemia do coronavírus. “Os vereadores entenderam e a participação foi maciça, com a presença de todos em uma sessão bastante produtiva, estamos nos adaptando”, exultou o presidente da Câmara, João Rocha (PSDB). “Dessa forma, vamos manter as sessões, cumprindo com nossas obrigações. É uma questão de segurança, de promover a defesa. Penso que essa mensagem deva ir para toda a cidade e cada um de nós precisa tomar cuidado. Quando cuido de mim, cuido do próximo”, comentou.
O vereador Carlão Borges (PSB), 1º secretário da Mesa Diretora, emendou: “Se todos fizerem sua parte, vamos acabar com essa pandemia. A Câmara está fazendo a sua. Esse distanciamento de vereadores e servidores foi necessário. É uma decisão difícil de tomar, mas é imperativa pelo momento que estamos vivendo”, completou. Durante a pandemia, os trabalhos da Câmara são transmitidos pelo Facebook e Youtube da Casa de Leis. Na sessão de terça-feira, um pedido de vistas ao Projeto de Lei 9.794/20, de autoria do Executivo, trancou a pauta.
PSICOLOGIA
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul realizou um ato virtual de apoio ao Projeto de Lei nº 9.804/20, de iniciativa do vereador Dr. Cury (DEM), concedendo adicional de insalubridade aos profissionais de saúde que enfrentam a pandemia. A presidente do Conselho, Marilene Kovalski, parabenizou os profissionais pelo trabalho na pandemia e agradeceu ao vereador por defender a categoria e apresentar o projeto em nome do CRP/MS. “A saúde e a vida sempre em 1º lugar”, disse.
Convidado para participar do ato, Cury falou sobre os trâmites do projeto e a expectativa de todos os profissionais da saúde para sua sanção. “Há 100 anos não acontece uma pandemia. Estamos vivendo um momento único, no qual os verdadeiros heróis são os profissionais da saúde, que se colocam como escudo entre a população e o vírus”, afirmou. Ele ressaltou o trabalho da categoria e alertou sobre o pós-pandemia, quando mais uma vez o trabalho dos psicólogos será essencial.