No dramático cenário de cheias e temporais a preocupação maior do governo de Reinaldo Azambuja é prestar assistência às famílias desabrigadas. Porém, ele também dá atenção diferenciada para outra demanda impositiva: a recuperação e a manutenção da malha viária. Em todas as regiões do Estado há vários trechos viários danificados pela ação das águas.
Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Terrestres (DNIT), Azambuja está viabilizando o asfaltamento da BR-419, que liga Aquidauana a Rio Verde. No final de 2015 o governo estadual já estava auxiliando os municípios castigados pela chuva e com planejamento nos dois anos seguintes foram executadas várias obras importantes.
“Naquela época tínhamos uma situação de caos, estradas interrompidas, pontes caídas. Hoje temos mais de 50 pontes de concreto construídas nessas localidades. Se não fosse esse investimento, certamente teríamos hoje problemas muito maiores e até mais dolorosos nessas regiões”, deduziu o governador.
INTERDIÇÃO
O secretário estadual de Infraestrutura e diretor-presidente da Agência de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Marcelo Miglioli, confirmou ter sido necessária a interdição total de um trecho da MS-338, entre Santa Rita do Pardo e Bataguassu, das 7h às 12h de terça-feira. O trecho foi interditado para a realização de melhorias no sistema de drenagem da pista, garantindo a segurança dos usuários.
A 21 km de Santa Rita do Pardo, o trecho havia desmoronado dia 2 de janeiro. A rodovia ficou parcialmente interditada, com o tráfego sendo liberado apenas para um veículo por vez. Uma semana depois, no dia 10, a MS-338 chegou a ser totalmente interditada após o rompimento completo das galerias pluviais que ainda seguravam parte da pista. Atualmente, a rodovia passa por trabalhos de restauração em 60,2 km de extensão, com investimentos de R$ 43,6 milhões de recursos próprios do Governo do Estado.
Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 22 já decretaram situação de emergência. Decretaram emergência, conforme a Defesa Civil: Amambai, Antonio João, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Coxim, Deodápolis, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Miranda, Mundo Novo, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas e Tacuru.