O auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG) sediou na quarta-feira, 6, a apresentação do plano de policiamento de fim de ano, também chamado de “Operação Boas Festas”, envolvendo de forma inédita os três poderes de segurança: Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, que irão atuar nas regiões de comércio no centro da Capital, arredores de shoppings e com uma novidade neste ano, também em bairros onde há uma movimentação por conta dos “bolsões” de comércio. Somente a Polícia Militar (PM) irá colocar um efetivo de 1.300 mil oficiais nas ruas.
Para o titular da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), José Carlos Barbosinha, a parceria com a CDL Campo Grande traz comodidade e tranquilidade à população e aos lojistas que contribuem com a economia da cidade.
“Queremos com esse plano especial levar paz, tranquilidade e fazer com que o cidadão de bem e as pessoas que visitam parentes na cidade no fim de ano possam fazer suas compras, realizar passeios e curtir o Natal em um ambiente de paz”, pontuou.
O presidente da CDL Campo Grande, Hermas Renan Rodrigues, avaliou a parceria com o governo do Estado, por meio da Sejusp, de extrema importância, visto que nos próximos 30 dias serão movimentados recursos aguardados pelos servidores públicos e empresários. “Ouvimos do governador que será um total de R$ 1,5 bilhão injetados na economia, com os salários e 13º, sem contar ainda com a prefeitura de Campo Grande e empresas privadas”, exultou.
Hermas também ressaltou que os lojistas precisam acolher os policiais e trazê-los para dentro do estabelecimento comercial. “Precisamos também fazer a nossa parte como empresários. Neste momento é importante que os lojistas acolham os policiais para dentro de seus estabelecimentos, oferecendo coisas mínimas como uma água ou um banheiro. Desta forma o policial pode ter uma relação melhor com o comerciante, e este pode apontar de repente possíveis suspeitos e assim a polícia agir de forma mais rápida. Sem contar que o policial também é um cliente, e por isso devemos tratá-lo bem”.
PERIFERIA
O Comandante de Policiamento Metropolitano, Coronel Renato Tolentino, disse que a melhor novidade neste ano é um maior efetivo junto às regiões comerciais dos bairros afastados do centro de Campo Grande. “Nós vamos olhar o setor comercial que está ramificado na periferia. Temos uma atenção grande também nestes períodos de festas exatamente próximo aos shoppings, onde tem uma circulação muito grande de pessoas”, explicou.
Já na área central a segurança continuará a ser feita, com reforço de efetivo também, à pé, de motocicleta e viaturas. “São mais de 300 mil pessoas que circulam pelo centro e nos shoppings, que atraem muita gente, vamos colocar policiamento no entorno. A PM estará distribuída por diversas regiões da cidade com grande concentração de comércio e agências bancárias, para que a população possa sentir a presença da PM e se sinta segura para fazer suas compras”, concluiu.