As unidades operacionais do Senai em Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas realizaram, na semana passada, as aulas inaugurais de nove cursos técnicos para detalhar aos novos alunos um pouco mais sobre a entidade e a formação profissional escolhida. Os cursos técnicos iniciados são administração, automação industrial, eletrotécnica, segurança do trabalho, mecânica, manutenção automotiva, química, edificações e meio ambiente.
No total são 970 alunos que iniciaram a formação profissional com expectativas de conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho. Em Campo Grande, por exemplo, o coordenador de operações Arilson Escobar de Arruda, 45 anos, está iniciando o curso técnico em eletrotécnica e tem boas expectativas. “É um conhecimento que com certeza vai agregar e abrir oportunidades”, disse, informando que já fez o curso técnico em automação também no Senai. A consultora de vendas Ana Paula Mota, 25 anos, iniciou o curso técnico em administração. “Esse curso me atraiu e acredito que com essa formação posso ter melhor incremento na renda”, disse. Já Rafael Higa Leal, 25 anos, é eletricista e busca mais qualificação. “Quero continuar na minha área e melhorar o meu currículo”, disse o novo aluno do curso técnico em eletrotécnica.
A aluna Nathana karoline R. Ferreira, do curso técnico em administração do Senai de Maracaju, destaca que essa formação vai aumentar os seus conhecimentos na área de administração. “Quero alcançar meus objetivos nesta área”, assegurou. A também aluna do curso técnico em administração do Senai de Maracaju, Sara Melo da Silva, completou que faz o curso por ser relacionado com a faculdade que pretendo fazer, sendo que o colega dela, Silvano Lopes, pensa da mesma forma. “O que me levou foi o interesse em fazer algo mais, aprofundando o conhecimento nesta área de administração e futuramente fazer uma faculdade nesta área”, disse.
Cursos
Na Capital, a gerente de educação do Senai, Dagmar Tavares Viana, deu as boas-vindas aos alunos e destacou que eles iniciam uma etapa importante da vida profissional. “O curso técnico é valorizado pelo mercado de trabalho e a nossa expectativa é de que vocês recebam aqui a melhor formação. Nós do Senai nos sentimos honrados em fazer parte desse momento da formação dos profissionais”, declarou.
O gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa, salientou que o curso técnico proporciona um meio rápido do aluno se qualificar para o que o mercado exige. “A formação técnica é muito requisitada pelas indústrias. É uma formação importante para quem busca o primeiro emprego ou ainda para quem quer crescer dentro da empresa”, disse, informando que na Capital tiveram início as aulas nos cursos técnicos em administração, automação industrial, eletrotécnica e segurança do trabalho.
Em Corumbá começaram os cursos técnicos em administração e mecânica, enquanto em Dourados tiveram início os cursos de administração, automação industrial, eletrotécnica, manutenção automotiva, mecânica e química. Na cidade de Três Lagoas foram iniciadas as aulas dos cursos técnico em edificações, eletrotécnica, mecânica, meio ambiente, segurança do trabalho e química. Em Rio Verde, começaram as aulas do curso técnico em segurança do trabalho, em Aparecida do Taboado teve início o curso técnico em eletrotécnica e, em Sidrolândia, começou o curso técnico em segurança do trabalho.
Em Maracaju, a aula inaugural do curso técnico em administração contou com a presença da professora universitária Ana Rita Carvalho, que é graduada em Administração e pós-graduada em Gestão Empresarial e Agronegócios. “Entendendo como muito importante essa modalidade de curso, pois tem como propósito inserir profissionais no mercado de trabalho com a qualidade que o Senai oferece”, analisou. Para o gerente do Senai de Maracaju, Antonio Carlos de Campos Faria, o curso técnico em administração abre a oportunidade para os alunos aumentarem seus conhecimentos profissionais, facilitando suas oportunidades no mercado produtivo. (Assessoria)