Nesta semana a Secretaria de Estado de Educação (SED) reuniu representantes das secretarias municipais para o 1º Seminário Estadual do Programa MS Alfabetiza- Todos pela Alfabetização da Criança. Durante abertura, a secretária de educação, Cecilia Motta, enfatizou a importância do programa.
“É uma honra receber todos os municípios e poder trabalhar no programa com 100% de Mato Grosso do Sul, onde estarão engajados para argumentar e defender o programa. Nosso MS é destaque nacional, com excelentes indicadores com relação aos outros estados. Estamos na vanguarda em utilização de tecnologia nas aulas remotas, nossas ações são exemplos e inspiração para outros estados. Sinal que estamos no caminho certo”.
O programa foi lançado em outubro do ano passado, com adesão de 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul. Uma parceria com Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul.
Cecilia Motta lembrou ainda aos gestores municipais que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da Educação Básica. “O governador Reinaldo Azambuja é municipalista, eu sempre defendi esta bandeira, diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração entre Governo de MS e municípios, buscamos a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, acredito na política de estado, educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas de MS impactadas nos anos iniciais”, destaca secretária.
De acordo com a coordenadora de Formação Continuada e diretora presidente da Fundação de Apoio à Educação Básica de Mato Grosso do Sul, Alessandra Beker, o evento tem por objetivo promover momentos de reflexões sobre a implementação do Programa, “considerando o processo de alfabetização do nosso Estado e as ações educativas a serem desenvolvidas nas escolas. Durante o ano letivo, tivemos como público-alvo representantes das secretarias municipais de Educação, responsáveis pelo Programa”.
INVESTIMENTO
Neste primeiro momento, o Programa será responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livro Didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.