No último dia 16 o Sebrae/MS e o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur), assinaram um convênio para a execução do projeto ‘MS + Turismo’. Voltada para dar apoio ao segmento turístico na retomada das atividades, a iniciativa prevê um investimento de R$ 1,7 milhões e será executada de janeiro a outubro de 2022.
O convênio, assinado entre o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, e representando o Governo do Estado, o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, consolida a parceria das entidades e garante a continuidade das ações voltadas ao segmento turístico.
“Estamos reforçando a parceria com a Fundtur, sabemos que o Turismo foi um dos segmentos mais atingidos pela pandemia, então, iremos realizar conjuntamente consultorias especializadas, ações de promoção e fomento do turismo local, entre outras, com o objetivo diversificar a oferta turística”, explica Claudio Mendonça.
“A pandemia deu um pouco do holofote para o turismo doméstico, voltou o olhar do brasileiro para dentro. Iremos aproveitar o momento e aumentar esse fluxo interno regional e nacional. Esse convênio é fundamental para a continuidade das ações que estamos desenvolvendo”, complementa Bruno Wendling.
Após a assinatura, as autoridades realizaram uma visita técnica no Aquário do Pantanal. A obra, que segue em construção em Campo Grande, se tornará um importante equipamento turístico. “O equipamento irá redesenhar o turismo em Campo Grande e em Mato Grosso do Sul, com a expectativa de mais de R$ 30 milhões serem deixados aqui todos os anos, fomentando os pequenos negócios, a hotelaria, entre outros segmentos”, destacou Eduardo Riedel.
MS + Turismo
Por meio do MS + Turismo, serão promovidas ações de inovação para diversificar a oferta turística no Estado, junto com o lançamento de novos produtos que se adequem à realidade atual de mercado. O projeto também prevê iniciativas para promover Mato Grosso do Sul como um destino turístico no âmbito nacional e internacional, além de atuar para fortalecer a governança das regiões que se destacam no segmento com a proposta de preparar as lideranças locais para lidarem com os desafios do setor.
Além disso, será realizado um projeto piloto para o desenvolvimento do turismo focado no Agronegócio, ao identificar as potencialidades de Mato Grosso do Sul e envolver os atores locais para a estruturação da atividade e criação de roteiros turísticos.