Em 2017, 26 ocorrências foram registradas pela Gerência de Administração de Pessoas da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul e, neste ano, até o momento, cinco acidentes.
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul conta com 1.442 colaboradores. O número de ocorrências é quase 80% menor em relação aos registros do ano passado. “De acordo com os padrões da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o resultado é considerado muito bom”, explica a gestora da Segurança do Trabalho, Keila Rocha Barbosa.
Para o bem-estar do empregado, a Sanesul investe em capacitação profissional. Nos últimos três anos, o empreendimento foi de 75.767 horas de treinamento. Segundo a gestora da Segurança do Trabalho, a empresa promove ações para neutralizar os riscos no ambiente de trabalho e desenvolve a conscientização dos colaboradores sobre as normas de segurança, proteção individual e coletiva e de higiene ocupacional. “Apesar de termos riscos variados nos diversos processos de trabalho, estamos conseguindo conscientizar os funcionários a se preservar, pois é possível evitar a maior parte dos riscos identificados, desde que sejam cumpridas as normas e procedimentos de segurança, faça o uso correto dos equipamentos de segurança e se realize os trabalhos com cuidado e atenção”.
Segundo a gestora Keila Rocha, os resultados vêm somados ao esforço contínuo da empresa com investimentos e da atuação dos profissionais em segurança do trabalho e o apoio das gerências e da diretoria da empresa. “Para nossa equipe, a importância da segurança do trabalho é imensurável, e felizmente a implantação de práticas seguras no trabalho vem crescendo bastante, os funcionários estão com uma visão diferente, buscando se proteger e utilizar cada vez mais os equipamentos de segurança, eles nos cobram por isso e essa atitude é gratificante, mostra que o nosso trabalho está surtindo efeito”, comenta Keila.
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul atua em 128 localidades do interior e tem a Administração Central e o Complexo Maria Cecília Barbosa em Campo Grande. Nos locais, com mais de 20 colaboradores há a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Na Sanesul, são 12 comissões com a participação de 20 empregados. “Temos Cipa em cada gerência regional e duas em Campo Grande, uma na sede administrativa e outra no complexo operacional”, citou a gestora.
As comissões oferecem atividades de conscientização e prevenção aos colaboradores. Uma delas é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).
Em Aquidauana, organizado pelas integrantes da Cipa da unidade, Valesca Alcassio e Itiara Prade, houve a Sipat com palestras sobre trabalho e saúde com apoio da Secretaria Municipal de Saúde do município.
Os colaboradores de Aquidauana receberam palestras sobre a saúde do homem e informações de prevenção ao combate contra o câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis. O enfermeiro Júlio Carlos Klein da Silveira, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana, ministrou palestra ao grupo.
Depois foi a vez do sargento Adriano Gênova Alves, do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, que passou noções sobre primeiros socorros. E, na sexta, a psicóloga Angelita dos Santos Garcia falou sobre a qualidade de vida no trabalho e a fisioterapeuta Maria Aparecida Raimundo Ferreira fez exercícios laborais com os participantes.