Fundado há 67 anos e emancipado há 66, Bataguassu é um dos municípios que fazem divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo. Com cerca de 25 mil habitantes, a cidade vem ganhando motivações para acelerar seu crescimento e melhorar a qualidade de vida da população. Um dos setores que está recebendo fortes investimentos é o de água e esgoto, por meio das intervenções da Empresa Estadual de Saneamento (Sanesul).
Uma das ações recentes da estatal em Bataguassu foi autorizar a perfuração de mais um poço artesiano. Com o BAT-012 – denominação dada ao poço -, a Sanesul vai ampliar a capacidade de produção de água, investindo na obra R$ 343,5 mil. A vazão é estimada em até 60m³/hora. Planejado para atender o Sistema São João, composto por mais dois poços e dois reservatórios, atendendo 2.414 imóveis, o BAT-012 reforçará o suprimento da demanda de uma grande região, com muitos bairros e imóveis.
A Sanesul já começou a perfuração de outro poço, o BAT-013, que vai atender o Sistema Central de Bataguassu. A expectativa é uma capacidade de vazão de até 80m³/hora. “O mapa de investimentos vem cobrindo as prioridades de todo o Estado, agora na perspectiva de universalização do abastecimento de 100% da população nos municípios sob jurisdição da empresa”, informa o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr.
BOAS PRÁTICAS
Na terça-feira (11), Walter Carneiro Junior, acompanhado de Cristiano de Sousa Carneiro, assessor de Governança Corporativa da Sanesul, entregou ao procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, os relatórios com a análise e a prestação de contas do plano de negócios da estatal em 2020. O documento foi elaborado pelo Conselho de Administração em março deste ano, com o intuito de cumprir as regras de governança pública.