No segundo semestre de 2020 a Sanesul investiu na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Bonito perfurando mais dois poços, o BON-015 e o BON-016.
O objetivo foi incrementar o abastecimento da população urbana antes do início das férias, época em que a cidade recebe maior volume de turistas ou visitantes de fim de semana para usufruírem das belezas naturais da região.
A perfuração em Bonito é desafiadora, exige estudos e algumas tentativas para localizar o ponto certo para a captação de água com uma quantidade suficiente para distribuição.
“Antes, a Sanesul faz estudos geológicos para descobrir os melhores pontos para perfurar poços para a extração de água. Encontrar água no solo calcário, próprio da região da Serra da Bodoquena, é um grande desafio devido as suas características”, explica Elthon Santos Teixeira, gerente do Sistema de Abastecimento de Água da Sanesul.
Segundo Antonio Carlos Benatte, gestor de Processos de Hidrogeologia da Gerência de Manutenção (GEMA), responsável pela perfuração e manutenção de poços, “o subsolo de Bonito é constituído por uma variedade muito grande de rochas meta-sedimentares compactas e maciças onde o armazenamento de águas subterrâneas é feito nas regiões de falhas e fraturas das rochas. A dificuldade está em localizar estas regiões de armazenamento”, complementa.