Um grupo formado por cinco profissionais da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) esteve na Águas Guariroba nesta terça-feira (13). O objetivo foi conhecer o sistema de gestão e as tecnologias adotadas para a redução de perdas no sistema de abastecimento de água da Capital.
Campo Grande é referência no assunto no Brasil. Através de investimentos contínuos, nos últimos dez anos conseguiu reduzir as perdas no abastecimento de 56% em para 19% – número inferior à média nacional (37%) e um dos menores entre as capitais. Para reduzir ainda mais o índice, em 2014 a empresa passou a utilizar o software israelense TaKaDu para gestão do abastecimento. A Aegea Saneamento – holding que opera a Águas Guariroba – é a única empresa a utilizar o sistema no país.
Foi justamente a tecnologia israelense que motivou a visita da equipe da Sabesp, que queria conhecer na prática como o sistema é utilizado. “O interesse deste benchmarking é ver como a Águas Guariroba faz a operação do abastecimento, principalmente em relação à aplicação do TaKaDu”, afirma Eric Cerqueira Carozzi, Superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp. “A gente já teve contato com a Aegea em São Paulo e quis ver in loco como é operado, conversar com as pessoas que estão no dia a dia para ter uma visão mais próxima da realidade e aí fazer a avaliação da real aplicação na Sabesp. Percebe – se que a Águas Guariroba teve uma série de benefícios interessantes que gostaríamos também de obter, mas temos que fazer adaptações à nossa realidade”, complementa.
Campo Grande foi a primeira cidade brasileira a adotar o sistema da TaKaDu. Entre os benefícios da adoção da tecnologia estão a redução no número e agilidade no reparo de vazamentos e melhoria na regularidade do fornecimento de água aos moradores. O software permite que os técnicos visualizem, na tela do computador, em tempo real, qualquer anomalia na rede de distribuição e saibam sua localização no mapa da cidade, além de gerar gráficos e relatórios que ajudam na tomada de decisões e planejar melhorias no abastecimento.
“Ficamos honrados com essa visita. É muito importante esse intercâmbio entre profissionais das empresas de saneamento para troca de informações sobre materiais, equipamentos utilizados, visando melhorar cada vez mais a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos à população”, afirma Francis Moreira Faustino, gestora de Operações da Águas Guariroba.
O Superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp também considerou o encontro produtivo. “Foi muito interessante a visita não só pelo sistema TaKaDu, mas também por outros aspectos abordados. Sempre é interessante ter troca de experiência entre empresas que fazem o mesma coisa”, destaca. (Assessoria)