Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PSDB) vibrou com o que considera mais um avanço importante das políticas afirmativas em Mato Grosso do Sul: a inauguração da Sala Lilás, na terça-feira passada, uma das suas principais bandeiras parlamentares. Ele participou da solenidade de inauguração da Sala Lilás, construída com recursos provisionados por uma emenda parlamentar de sua autoria.
“A Sala é mais um reforço à luta e à conscientização da sociedade contra todas as formas de violência que vitimam as mulheres”, explicou. Além das mulheres, essa unidade dispõe de estrutura logística, equipamentos e pessoal especializado para fazer o atendimento às crianças alvos de agressões físicas ou psicológicas.
O investimento tem raízes na Lei 4.969, de autoria do deputado, promulgada em 30 de dezembro de 2016, com o objetivo de prevenir e coibir a violência doméstica. Foi dessa iniciativa que o poder público instituiu oficialmente a Campanha Agosto Lilás e o Programa Maria da Penha Vai à Escola. Em agosto, essa campanha envolveu 55 dos 79 municípios com várias atividades, de debates e encontros a palestras e panfletagens.
PEQUENOS PRODUTORES
Filho de lavradores, Rinaldo Modesto festejou as medidas e investimentos que vêm sendo realizados pelo governo estadual para fomentar a economia no campo e fortalecer a agricultura familiar. Ao participar do ato de entrega de 26 resfriadores de leite a 23 municípios, o deputado acentuou que no Brasil hoje são poucos os estados que conseguem enfrentar a crise com respostas concretas de desenvolvimento e investindo nos setores produtivos.
Rinaldo mencionou outras decisões do governo, entre elas a confirmação, por parte de Reinaldo Azambuja, da licitação para construção da Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa), em Dourados. Trata-se de um investimento de quase R$ 9 milhões, anunciado em abril deste ano, quando o governador visitava a cidade.
O Estado firmou um termo de cooperação com a Prefeitura, que participa do projeto com a doação de uma área de 4,12 hectares no trevo da BR-163 com a BR-376 (início do Anel Viário Norte e saída para Fátima do Sul), ponto estratégico no mapa de ligações viárias com os estados de São Paulo e Paraná. “Com certeza, é mais um fator de extraordinária agregação de valores, melhorando as condições de produtividade e também de mercado para os agricultores familiares”, analisa Rinaldo.