Com meio ambiente preservado e saneamento básico adequado, não tem lugar para o mosquito Aedes aegypti. Esta é a mensagem que o Programa Saúde Nota 10, da Águas Guariroba, levou em sua primeira edição de 2017, que aconteceu na Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, no bairro Jardim Noroeste. O encerramento da ação aconteceu na sexta-feira (17), com a apresentação da peça de teatro de bonecos e a presença do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.
De 2006, quando foi criado, até hoje, o Programa Saúde Nota 10 já atendeu quase 170 mil alunos de 202 escolas de Campo Grande. A ação leva informações sobre a importância do saneamento básico para a preservação do meio ambiente e garantia de saúde das pessoas. Os alunos participam de concursos culturais de desenho, frase e redação sobre o tema e os melhores trabalhos são premiados. Neste ano, o programa reforça o papel de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue chikungunya e zika, integrando a campanha ‘Águas em Movimento: a Guaribinha e você contra a dengue’, realizada pela concessionária.
Marquinhos Trad, prefeito de Campo Grande, participou do evento e destacou o papel comunitário que a Águas Guariroba desempenha. “É uma empresa que passa informações públicas e ajuda a população”, comentou. Para ele, é importante desenvolver programas que incentivem práticas de proteção ao meio ambiente. “Educação ambiental é um tema fundamental que todos gostam de falar, mas poucos agem”. Ainda de acordo com o prefeito, levar este tipo de informação para as crianças ajuda toda a comunidade a mudar hábitos. “Vai ser através das crianças que o comportamento do adulto há de ceder. Elas são importantes, mudam hábitos e costumes dos mais velhos”, concluiu.
O presidente da Águas Guariroba, Guillermo Deluca, também participou do encerramento do Saúde Nota 10 na escola e falou sobre o compromisso da concessionária em continuar levando educação ambiental para mais estudantes. “Continuaremos nesta missão e vamos atender mais 20 mil alunos neste ano”, antecipou.
COMUNIDADE
De acordo com Aparecida Ivone Santo André, diretora da Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, a educação ambiental é a principal ferramenta de mudança da comunidade. “Nosso bairro, infelizmente, é o que mais tem dengue em Campo Grande. Com certeza a campanha ajuda muito, é fundamental ter essa conscientização. A criança, com o aprendizado, cobra boas atitudes do pai e da mãe e terão práticas positivas no futuro”, argumentou.
Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, o bairro Jardim Noroeste é uma das regiões onde foram identificados Índices de Infestação Predial (IIP) maior que 6%, enquanto a média da Capital é de 1,6% e o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 0,1%.