A convite do vereador Otávio Trad (PTB), a superintendente da Fundação Tuiuiú da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Neila Farias Lopes, usou a Tribuna para falar da necessidade de implementar, em Campo Grande, políticas públicas e ações de fomento à inovação.
Neila faz parte do grupo de trabalho, coordenado pelo vereador Otávio Trad, responsável pela elaboração da Lei Municipal de Inovação. Desde o início do mandato, o vereador se mostrou preocupado com a necessidade de promover a interação entre Poder Público, setor privado e instituições de ensino e pesquisa para que Campo Grande possa se desenvolver economicamente de forma sustentável.
Em sua fala, Neila explicou o conceito de inovação e citou exemplos de cidades como Florianópolis, que após aprovação e eficácia da Lei Municipal de Inovação aumentou em mais de 30% a arrecadação do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
“O conhecimento é a base do desenvolvimento, o que falta em Campo Grande é articular todos os setores envolvidos na economia com o Poder Público. O aumento de arrecadação, como houve em Florianópolis, passa pelo desenvolvimento sustentável e isso só acontece se houver investimento no setor empresarial, que é quem aquece a economia. O primeiro passo para isso acontecer é a criação da lei, é criar um sistema municipal de inovação para que Campo Grande possa integrar o Sistema Nacional de Integração.”
O vereador Otávio Trad agradeceu a presença de Neila e pontuou que Campo Grande precisa com urgência aprovar essa lei, que está sendo elaborada de forma coletiva, dialogando o setor público e privado com todos os agentes de inovação. “Campo Grande tem potencial para crescer e espero poder contar com a colaboração desta Casa para aprovarmos a Lei Municipal de Inovação.”