O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB), disse na manhã desta quarta-feira (2), na sessão solene de abertura do último ano da 11ª Legislatura, que a meta é manter a produtividade de 2021. A Casa de Leis encerrou o ano batendo recorde na aprovação de projetos.
“Vamos continuar produzindo. No final do ano, batemos recorde. Foram 57 projetos [aprovados], limpamos a pauta por completo. Estamos entregando o que a população nos pede. Temos cumprido nosso papel e não vamos deixar a peteca cair”, garantiu.
Corrêa lembrou que o Palácio Guaicurus segue com circulação restrita. Apenas servidores e parlamentares podem entrar na Casa, ainda por conta da pandemia de covid-19. “Continuamos com as sessões mistas, presencialmente algumas pessoas e online outras”, frisou.
Questionado sobre a eleição suplementar para a 1ª vice-presidência da Mesa Direta, o presidente desconversou. “Não está vaga. Foi uma decisão do colégio de líderes, vamos tocar nossas sessões com líderes indicados pelas bancadas”, argumentou.
O deputado estadual Eduardo Rocha está licenciado do mandato para comandar a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica). O 2º vice, Neno Razuk (PTB), assumiu a vaga do emedebista. Uma nova eleição deve ser realizada nas próximas semanas.
Apesar de ser ano eleitoral, nada muda na Assembleia. “Vamos tocar normalmente, com sessões mistas, com a Assembleia fechada para o público, para preservar vidas”, disse Corrêa.
Solenidade – Mais cedo, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) passou em revista a tropa formada pela Polícia Militar. Na sequência, ocorreu o hasteamento das bandeiras do Brasil, Mato Grosso do Sul e Campo Grande. Além dos deputados e servidores, participam representantes de vários Poderes e instituições.
No Plenário Deputado Júlio Maia, os convidados aguardam a leitura da mensagem do governador, conforme previsto na Constituição do Estado. Corrêa também fará o pronunciamento oficial e solicitará aos demais parlamentares a indicação das lideranças e membros das comissões.