A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio das superintendências da Rede de Assistência à Saúde e a de Relações Institucionais de Saúde, iniciou o sistema de atendimentos itinerantes em dois itens elencados na planilha de serviços do SUS, o Cartão e a Ouvidoria. É mais uma iniciativa da administração do prefeito Marquinhos Trad, e executada pelo titular da Sesau, Marcelo Vilela, para facilitar o acesso da população a esses benefícios.
“A expectativa é atender principalmente aqueles que, por questões físicas ou financeiras, têm dificuldade de deslocamento e, eventualmente não podem ir até à Central, bem como, no caso da Ouvidoria, garantir o encaminhamento imediato das demandas”, explicou Vilela. A primeira unidade a receber as equipes foi a UBS Dr. Antônio Pereira, no Bairro Tiradentes, onde foi realizada a atualização cadastral dos dados do Cartão SUS dos usuários e os servidores da Ouvidoria coletaram sugestões, elogios e reclamações quanto aos serviços de saúde prestados na unidade, além do acesso e funcionamento da rede SUS/Sesau.
CAPACITAÇÃO
Na quinta-feira, 26, o prefeito Marquinhos Trad entregou os certificados para os Agentes de Combate às Endemias, Agentes de Saúde Pública e Guardas de Endemias, lotados na CCEV. Os 300 agentes participaram do curso de formação para trabalhos de sensibilização em ações envolvendo violência contra a mulher e Lei Maria da Penha, com seus impactos sociais.
O curso foi realizado entre os dias 11 e 21 de outubro de 2017, entre a Subsecretaria de Políticas para a Mulher de Campo Grande (Semu) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais – CCEV. O curso orienta sobre como se conduzir para preservar a família e afirmar a valorização da mulher. “É uma capacitação fundamental, pois leva informações as mulheres sobre seus direitos. A qualificação profissional tem sido constante em nossa administração. Esta é uma ação que amplia o conhecimento dos agentes de saúde que tem trabalhado para a vida saudável da comunidade”, frisou Marquinhos.
O secretário de Saúde, Marcelo Vilela, ressaltou o empenho dos agentes de saúde que participaram do curso e a parceria com a Subsecretaria da Mulher. “Nós trabalhamos com uma política participativa dos funcionários e com os agentes de saúde não é diferente. Sempre estamos ouvindo as sugestões e pondo em prática, e dessa forma os serviços chegam a população com qualidade”, exultou.