O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) realizou na quinta-feira (15) o lançamento do hotsite Nacional dos Tribunais de Contas – monitoramento da vacinação contra a Covid-19.
O VacinaCovid-19TC surgiu a partir da necessidade de uma atuação sistêmica, cooperativa e sinérgica dos Tribunais de Contas brasileiros que têm como objetivo oferecer informações consolidadas aos cidadãos e facilitar o controle social das ações empreendidas.
O presidente do CNPTC, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, destacou que a ferramenta reúne informações acessíveis a todos, permitindo rápidas conclusões sobre a existência ou não dos planos de vacinação. “Evidentemente, a solução agrupada sob a forma de 27 hotsites estaduais, geridos pelos respectivos TCs, congregados a um hotsite nacional comandado pelo CNPTC, é apenas a primeira parte do trabalho. Demanda, naturalmente, a adesão dos Tribunais, a designação e qualificação de colaboradores e a alimentação com os dados de cada ente municipal, de modo a estabelecer o mosaico dinâmico da evolução da vacinação em todo o território nacional”.
Para o presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, ao agregar, em ferramenta tecnológica eficiente e de fácil acesso, todas as informações relevantes sobre o combate à Covid-19, com prioridade para os números da vacinação, a iniciativa reforça o protagonismo social e institucional dos Tribunais de Contas no enfrentamento da pandemia.
“Pela importância decisiva que os dados aferidos e divulgados pelas cortes estaduais terão para definir estratégias locais ou para respaldar mudanças emergenciais, a iniciativa projeta-se como instrumento essencial para estados e municípios ganharem eficiência no combate à covid-19”, destaca Iran Coelho das Neves.