Iniciadas em julho de 2016, as obras de reforma e modernização da Escola Estadual Lions Clube constavam da lista de prioridades da população de Ponta Porã. Os pais e responsáveis, alunos, educadores e funcionários conhecem e sabem dimensionar o valor histórico e social de uma das instituições que estão no círculo das referências em ensino público em Mato Grosso do Sul. E, enfim, as obras foram entregues pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
O governo estadual desembolsou R$ 545 mil em serviços como os reparos nas estruturas de alvenaria, nas instalações elétricas e hidráulicas; a troca da cobertura e do piso; e uma nova pintura. Além dos 221 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a reforma atende também diretamente os professores e servidores administrativos.
A inauguração foi prestigiada por várias autoridades, entre as quais o prefeito Hélio Peluffo (PSDB); a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja; os secretários estaduais Maria Cecília Amendola da Mota (Educação), Sérgio de Paula (Casa Civil) e Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica); o deputado estadual Beto Pereira (PSDB); vereadores e prefeitos de cidades próximas, estudantes e educadores.
Maria Cecília destacou a importância dos investimentos na rede física como prioridade da gestão de Azambuja. “Este é um exemplo de que o governo vem entregando obras essenciais ao povo, mesmo em época de crise”, afirmou Beto Pereira. Por sua vez, Peluffo elogiou o protagonismo da comunidade escolar na luta para que o investimento fosse realizado e defendeu as parcerias com o governo e parlamentares: “É a solução mais rápida para garantir serviços no Município. Já conseguimos também várias emendas com os deputados estaduais”, comemorou.
O governador foi enfático ao reiterar que a crise não altera em seu governo a determinação de investir na qualidade do ensino e na valorização dos educadores e estudantes. “Nosso maior objetivo é evoluir no aprendizado dos alunos e melhorar os níveis da educação. Avançar é valorizar alunos e professores, por isso estamos fazendo esforço para o estudante ter uma boa escola, com merenda, kit e uniforme, e para o professor ter o melhor salário do Brasil”, assinalou Azambuja.
Entre os presentes, a satisfação com as obras era realçada calorosamente. Para Bruce Martins, universitário de 33 anos, a reforma da Escola Lions Clube realizou um antigo sonho. Lembrou que ele, sua mãe e sua filha haviam estudado ali: “São três gerações que viveram neste espaço e ao vê-lo renovado isso nos deixa muito feliz”, exultou.