Ao encerrar o exercício legislativo de 2021, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), disse que os 24 parlamentares demonstraram seu espírito público e a consciência da responsabilidade dos mandatos com os interesses legítimos da sociedade. “Foram muito graves os problemas enfrentados no Estado, como as crises que atingiram a economia e as relações humanas, num período em que a conjuntura recessiva e a pandemia da Covid-19 produziram impactos de muito sofrimento, renúncia e restrições. Porém, trabalhamos unidos, fizemos a parte que nos cabe e ajudamos o governo e a população a vencer o desafio”, frisou.
Em seu sétimo mandato consecutivo, o deputado fecha o terceiro ano de gestão na presidência. Ele credita o êxito do trabalho à filosofia gerencial que adota, “baseada no respeito às diferenças, na obediência ao interesse público e no fortalecimento da democracia, com a construção de regras institucionais que protejam e assegurem os direitos legítimos das pessoas e assegurem as condições de desenvolvimento social e econômico do Estado”.
Corrêa mencionou o compromisso com a retomada da economia, por meio de diversos projetos aprovados após articulação dos parlamentares, como o aumento do benefício do programa ‘Mais Social’, a redução e até a isenção da carga tributária em serviços como o IPVA no transporte escolar, remissão de multas e zerar a conta de luz dos mais vulneráveis.
“Muitos setores foram afetados pela pandemia. Os artistas, por exemplo, não podiam aglomerar, nem fazer show. Restaurantes e bares também foram prejudicados. Os guias de turismo, os trabalhadores do transporte escolar. Aprovamos propostas para que as pessoas pudessem ter chances iguais, com refinanciamentos e parcelamentos”, alinhou. Ele ressaltou o empenho para manter a Alems em funcionamento, sem prejuízo ao trabalho parlamentar e conservando as medidas de biossegurança.
“A gente se reinventou. Eu agradeço a Deus e a todos os colegas, que souberam entender e seguir as medidas de emergência, como as sessões online. Sempre consultamos a Ciência para saber se deveríamos reabrir a Casa ou não. Não queríamos que acontecesse o que aconteceu, com perdas de vidas, entre elas as dos amigos deputados Onevan de Matos e Cabo Almi”, enfatizou.
MODERNIZAÇÃO
O 1º secretário da Alems, Zé Teixeira (DEM), destacou que o Palácio Guaicurus ganhou melhorias e modernização, com incorporação de tecnologia e ampliação dos espaços. Nas comunicações, mais avanços: “Vamos abrir o sinal da TV e Rádio ALEMS, com a instalação de uma antena para transmitir o Legislativo. A gente vai passar tudo o que o deputado está fazendo, para a população acompanhar e ver de perto as políticas públicas”.