O diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, e o reitor da UFMS, Marcelo Turine, assinaram na segunda-feira (26) um Termo de Compromisso para a implantação da disciplina de Empreendedorismo e Inovação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A iniciativa faz parte do Educação Empreendedora, programa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas que leva conhecimento sobre a temática a crianças e jovens de todo o Brasil.
O objetivo é difundir a cultura empreendedora na instituição de ensino, que indicou 120 professores de diversas áreas para serem capacitados pela entidade de apoio aos pequenos negócios nos próximos dias. A primeira das três turmas teve início logo após a solenidade que selou o acordo, com 40 docentes, e seguiu até esta quarta-feira (28). A previsão é que a metodologia seja disseminada pelos professores a 3.600 acadêmicos da UFMS.
“Contamos com cada um de vocês para levar este conhecimento para a sala de aula. Desenvolver o próprio negócio, gerando emprego e renda, e até mesmo cultivar características empreendedoras para então aplicá-las na empresa em que trabalhamos são iniciativas fundamentais para melhorar a realidade do país em que vivemos”, garante Tito.
Para Turine, atitude é a palavra-chave para os responsáveis por transferir este conhecimento. “Não lançamos qualquer edital ou impusemos algo para que vocês estivessem aqui. Foi um convite feito, ciente de que entenderiam a importância da ação. Parabéns a todos por acreditar que o empreendedorismo transforma, educa e estimula novas habilidades nas pessoas”, destaca.
Além da disciplina de empreendedorismo, outros trabalhos já realizados em conjunto entre o Sebrae e a UFMS visam estimular a criação de novas Empresas Juniores, promover eventos relacionados à temática empreendedora e o viés de inovação, e ampliar a atuação da universidade no desenvolvimento de novas tecnologias, patentes e licenciamento de produtos.