Águas Guariroba e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) firmaram nesta terça-feira (26) um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área do saneamento básico. A assinatura aconteceu na sede da concessionária, marcando o início de uma parceria que tem o objetivo de integrar as duas instituições em projetos de interesse comum, envolvendo o conhecimento acadêmico e a prática da empresa.
De acordo com o coordenador de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Henrique Garayo Jr., a concessionária oferece dados, estrutura e know-how em saneamento para o desenvolvimento do conhecimento científico dos acadêmicos. “Além disso, a empresa abre as portas para que os alunos façam estágio, conheçam mais sobre a área de saneamento e desenvolvam projetos no setor”, afirmou.
Conceição Aparecida Galves, pró-reitora de graduação da UCDB, a parceria agrega ao conhecimento dos acadêmicos, principal compromisso da instituição de ensino. “É uma parceria muito bem vinda porque só enriquece a formação do nosso estudante. O nosso objetivo é fazer a melhor formação possível, para que os egressos do futuro possam contribuir com a sociedade. Projetos como este só enriquecem o processo de ensino e aprendizagem”.
Olhando para o futuro
De acordo com Neila Farias Lopes, superintendente da Fundação Tuiuiu – braço da UCDB para o desenvolvimento de projetos culturais, sociais e tecnológicos -, a universidade que conta com 300 professores, mestre e doutores e cerca de 10 mil alunos quer se integrar com a sociedade também através das empresas que fazem a diferença no estado.
“A UCDB busca a aproximação com as empresas em busca do conhecimento prático, de experiências reais para os acadêmicos. Hoje a fundação tem um núcleo de projetos, então faz toda a parte de elaboração e acompanhamento financeiro dos projetos”, explicou.
O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, destacou que a parceria integra o conhecimento dos alunos e da empresa para a descoberta de novas soluções na área do saneamento básico, já que a concessionária é referência no país em inovação e tecnologia.
“Nós estamos olhando para o futuro. Este projeto tem tudo para ser muito maior e descobrir jovens talentos da universidade”. (Assessoria)