Para reforçar o sistema de segurança e com isso melhorar a cobertura preventiva, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) defende que o poder público equipe com câmeras de monitoramento os prédios públicos que abrigam escolas. “Trata-se de um pleito relevante. Muitas escolas passaram por reformas completas em suas instalações. Além disso, a ausência de agentes patrimoniais no período noturno tem levado preocupação à comunidade, sobretudo aos pais, mestres e alunos”.
Zé Teixeira, 1º secretário da Assembleia Legislativa, apresentou à Mesa Diretora um requerimento que foi enviado ao Governo do Estado, em especial à Secretaria de Educação (SED), solicitando estudos e providências no sentido de realizar a instalação de câmeras de segurança em unidades educacionais reformadas nos anos de 2020 e 2021. Pede ainda que este item seja incluído nos futuros projetos de revitalização e reforma das escolas estaduais.
O parlamentar justifica que a situação merece especial atenção, uma vez que o trabalho dos agentes no cuidado com a preservação do bem público dificulta o surgimento de danos patrimoniais ao erário. “Além das pessoas, os bens públicos também devem ser tratados com zelo absoluto. O dinheiro público é fruto da arrecadação tributária estadual, que justifica por si o investimento em sua proteção”.
Zé Teixeira reivindica também ao Governo que estude a remissão de créditos tributários relacionados ao IPVA e taxas vinculadas ao Detran/MS, para pessoas físicas proprietárias de motocicletas ou motonetas nacionais, com até 162 cilindradas. “É uma forma de auxílio a pessoas que, muitas vezes, usam as motos para ganhar o sustento da família”, argumentou.