Os nativos do povo terena, moradores da Terra Indígena Taunay-Ipegue, em Aquidauana, festejaram nesta quinta-feira (2) a autorização dada pelo Governo do Estado para início das obras de pavimentação da MS-442, no trecho que liga as aldeias do Distrito de Taunay à BR-262. A obra é reivindicada há cerca de 40 anos pelos indígenas.
Avaliada em R$ 13,9 milhões, a pavimentação dos 11 km da rodovia beneficiará cerca de sete mil habitantes da região. Eles sofrem há décadas com a lama nos períodos de chuva e a poeira densa na estiagem. Exultante, o cacique Julison Farias, da Aldeia Água Branca, afirmou: “É um dia importante para nosso povo. A história e memória de nossos anciãos nos fazem lembrar dos pioneiros que lutaram para a realização dessa conquista. A obra vai garantir que nosso povo tenha mais dignidade”.
De acordo com o líder terena, o asfalto vai permitir segurança e rapidez de acesso, além de melhorias no atendimento pelos serviços de saúde e do incentivo para aumento da produção. Para o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, que autorizou o investimento em nome do governador Reinaldo Azambuja, o asfalto na região será o indutor diferenciado do desenvolvimento.
Depois de observar que a obra é mais um dos compromissos que o governador está cumprindo em sua gestão municipalista, Riedel considerou o esforço e o mérito de um planejamento que consegue manter a dinâmica de avanços, mesmo durante uma pandemia, que exige esforço maior de investimentos na saúde. “Com isso, estamos dando continuidade aos projetos de desenvolvimento do Estado”, completou.
O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, também destacou a manutenção dos investimentos em tempos de pandemia e de crise financeira para municípios e estados. “Nossa cidade recebe a realização de uma obra de tamanha relevância em infraestrutura. A pavimentação levará o desenvolvimento a Taunay e suas aldeias. A Prefeitura, em nome da população, agradece ao Governo do Estado por mais esse investimento, que beneficiará diretamente a população”, ressaltou.
BENEFÍCIOS
Morador da Aldeia Bananal, o indígena Dionedison Terena ressaltou os diversos benefícios do asfaltamento da MS-442, nas áreas de Infraestrutura, Saúde e Educação. “Também na questão da produção. Essa estrada não pavimentada dificulta muito o transporte da produção da comunidade; atrapalha o transporte dos acadêmicos que vão estudar na cidade; e até o serviço de saúde. Então, a pavimentação da estrada vai trazer benefício muito importante para nossa comunidade”, destacou.
Participaram ainda do ato solene o secretário estadual de Gestão Política, Sérgio de Paula; os deputados estaduais Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa, e Felipe Orro; os deputados federais Beto Pereira e Rose Modesto; o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior; e o reitor da Uems (Universidade Estadual), professor Laércio Alves de Carvalho.