A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul atende 128 localidades (68 municípios e 60 Distritos). Há 2 anos, adotou o Sistema de Avaliação da Imagem e Segurança (Sais). O resultado de 2017 fechou com o percentual 79%, enquanto que a média do ano anterior foi de 56%. A nota superou a de corte 70% e revelou o crescimento significativo da maioria das unidades de trabalho.
A nota da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), calculada a partir da média das dez regionais no Sistema de Avaliação da Imagem e Segurança (Sais), alcançou média de 79% no ano passado. O resultado é surpreendente em comparação com o de 2016, que totalizou 56%. Os números, segundo a Gerência de Desenvolvimento Empresarial (Gedes), representaram avanços na estrutura das unidades de atendimento na maioria das 128 localidades da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), que receberam também aprovação e elogios da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan).
O programa, de acordo com a gerente da Gedes, Márcia Helena Mello Santana, foi criado para a identificação dos pontos de melhorias. “Foram realizadas visitas técnicas com captura de imagens para análise e apreciação de vários itens. Entre eles: limpeza, organização, urbanização, pintura, sistema elétrico, acolhimento ao cliente e disponibilidade e utilização de equipamentos de proteção individual (Epis)”, explicou a gerente.
Esse foi o segundo ano em que a metodologia foi adotada pela empresa que estabeleceu como meta mínima superior a 70%. Em 2016, em fase experimental, conforme o supervisor Alexandre Nicolau, o resultado não teve interferência em benefícios dos funcionários. Desta vez, baseado na portaria de número 079/2017, os funcionários nas localidades com pontuação abaixo da média tiveram redução de até 30% na gratificação do Plano de Metas. De acordo com o relatório, 27 não atingiram a meta mínima de avaliação. “No geral, 64,7% foram classificados como ótimos, 19,2% bom, 9,6% regular e apenas 6,4% ruim”, citou o supervisor de processos, Alexandre Nicolau.