O deputado federal Zeca do PT esteve reunido nesta segunda-feira (8) com a diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação (Agehab), Maria do Carmo, para discutir os encaminhamentos para construção de novas casas na Aldeia Urbana Água Bonita, na região norte da Capital.
Por intermédio do deputado Zeca do PT, o governador autorizou que o Estado doasse pouco mais de 13 hectares para a Associação de Moradores da Comunidade Indígena Água Bonita. A regularização da posse da área possibilitará a ampliação da aldeia urbana. O projeto de autoria do executivo foi aprovado em dois turnos na Assembleia em março e foi sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja no final de abril.
De acordo com deputado, há mais de três anos cerca de 200 famílias indígenas estão acampadas em barracos sem nenhuma infraestrutura para viver. Zeca vem acompanhando essa questão desde 2013, quando era vereador. Ele acredita que uma solução para essa população está próxima.
“Nos últimos anos tivemos várias reuniões com governo do Estado, com o governo federal, por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai), para resolver esse problema da posse da área e poder ajudar essas famílias, que precisam de um lar para viver com seus filhos”, comentou Zeca.
A área onde serão construídas cerca de 120 moradias foi comprada ainda no governo Zeca do PT, porém o crescimento populacional da comunidade indígena exigiu a utilização da parte do terreno que não foi utilizada na primeira etapa da construção da aldeia urbana.
“Hoje, quase 200 famílias estão no local com barracos e moradias precárias, que não contam com a mínima infraestrutura necessária para se sobreviver como acesso à água encanada, rede de esgoto e transporte público”, lembrou Zeca.
A regularização desta área está emperrada há mais de três anos, o que tecnicamente impedia investimentos públicos para construção de casas populares, escolas e outras obras de infraestrutura.