O governador Reinaldo Azambuja visitou na terça-feira (3) a obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Nova Alvorada do Sul. A partir da finalização da obra, o índice de coleta e tratamento de esgoto em Nova Alvorada passará de zero para 30%, mas a obra tem capacidade para atender 100% da cidade, bastando aumentar as redes de coleta de esgoto.
A obra, que está 51% concluída, engloba a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar 30 litros de esgotos por segundo, implantação de aproximadamente 15 mil metros de rede coletora e execução de cerca de mil novas ligações domiciliares. O investimento é de R$ 6,6 milhões, entre recursos próprios da Sanesul e do Governo Federal.
A previsão é de que em 2018 o sistema de esgotamento sanitário esteja em operação. “Com essa estação de tratamento de esgoto, Nova Alvorada vai ter capacidade para coletar 100% dos resíduos de todas as casas da cidade, ou seja, é um planejamento além dos dias atuais, e quando houver novas ligações, as mesmas poderão ser tratadas e proporcionar mais qualidade de vida”, disse o governador.
O secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, o assessor da Presidência da Sanesul, Flávio César Mendes, o prefeito de Nova Alvorada, Arlei Barbosa, além de outras autoridades, acompanharam a visita.
O tratamento do esgoto na Estação será feito através de três lagoas de estabilização, que é considerado um sistema de execução mais simples, feito com material mais resistente, com durabilidade maior e que não exige limpeza constante, portanto tem operação mais simples e não produz odores.
Em Nova Alvorada do Sul, o governador também realizou a entrega de 45 moradias do Loteamento Nilton Nogueira Coelho, parceria dos governos Municipal, Estadual e Federal.
A Sanesul realizou a implantação das redes de abastecimento para fornecer água tratada aos novos moradores.