Amigos e admiradores homenageiam o grande radialista pelos 50 anos vitoriosos de profissão.

“Celebrar os 50 anos de Arthur Mário na profissão, é celebrar o compromisso com a notícia, a credibilidade do rádio e a força de um jornalismo que atravessa gerações sem perder a essência”. Com estas palavras, o senador Nelsinho Trad (PSD) saudou um dos maiores e mais vitoriosos profissionais do rádio e do jornalismo no Brasil.
Na terça-feira (20/01), o nova-andradinense Arthur Mário Medeiros Ramalho foi homenageado por amigos e admiradores ao completar 50 anos de atividade jornalística, tempo dedicado essencialmente ao rádio, com ênfase na cobertura esportiva.
A comemoração foi na sede da Rádio Hora, com a presença de autoridades, lideranças políticas, empresários, profissionais liberais e ouvintes que o acompanham.
Escolhido para representar o grupo dos amigos, Nelsinho Trad discursou enaltecendo a qualidade e a competência do comunicador e seu papel histórico na formação esportiva e cultural do Estado.
O senador foi às lembranças pessoais, focalizando algumas passagens de sua vida e de familiares nos ambientes do rádio e dos esportes. “Eu me lembro: ainda pequeno, eu ia ao Morenão de shorts, levado pelo meu tio, Marcelo Trad, que era comentarista do radialista Arthur Mário”, recordou.
Para Nelsinho, a trajetória de Arthur Mário vai além do exercício da profissão e se confunde com a identidade esportiva do Estado. “Ele é um ícone da comunicação. Uma pessoa simples, humilde, sempre com um sorriso no rosto. Construiu uma história que se mistura com a do esporte sul-mato-grossense. Quem viveu essa época sabe do que estou falando”, enfatizou.

Trajetória premiada
A carreira foi iniciada em 1976, quando chegou a Campo Grande, aos 16 anos, para trabalhar na Rádio Cultura. Cinco décadas depois, Arthur Mário tem uma bela e sortida coleção de experiências, troféus, honrarias e souvenirs que marcaram sua participação em incontáveis transmissões e eventos.
Ele soma passagens marcantes pelo rádio e pela televisão, com coberturas de duas Copas do Mundo, três edições da Copa América e as Olimpíadas de Londres.
Ex-chefe da TV Educativa, hoje é gerente de jornalismo e âncora do Jornal da Hora. Fez questão de mencionar nomes emblemáticos de sua trajetória, entre os quais o empresário José Maria Hugo Rodrigues, figura fundamental na construção do Grupo Correio do Estado, o advogado e comentarista Marcelo Trad e o radialista Osmar Santos.
Manifestou ainda o desejo de ver o rádio esportivo retomar sua força. “Meu sonho hoje é que o Luciano Rodrigues (dono da Rádio Hora) e o Estevão Petrallas (presidente da Federação de Futebol) tragam de volta as emissoras de rádio com a cobertura do futebol”, reivindicou.
Segundo ele, Osmar Santos confiou a Marcelo Trad a narração de um jogo para o sistema Globo de Rádio, dizendo: “Lá em Campo Grande tem um cara que comenta na TV Morena e na Rádio Educação Rural e dá conta aqui na Rádio Globo de São Paulo”. Foi um show de transmissão, salientou. “O valor do rádio, infelizmente, está esquecido”, lamentou.






