Dos 27 estados e o Distrito Federal o melhor desempenho na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 é de Mato Grosso do Sul. De 19 de janeiro até segunda-feira (15) já haviam sido aplicadas 81,85% das 317.060 doses que o Ministério da Saúde enviou na primeira remessa, com sete lotes. Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o resultado é fruto de um trabalho organizado e eficiente, que foi planejado com responsabilidade e comprometimento na defesa de vidas humanas.
Para dimensionar esse desempenho, é só compará-lo com São Paulo, maior estado brasileiro, que aplicou 80,12% de suas doses, e o Distrito Federal, que utilizou 79,96%. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, salientou que já na distribuição, uma das tarefas mais complexas da campanha, foi possível constatar o alto nível de organização e a capacidade das equipes que planejaram e executaram o trabalho. “O primeiro lote foi distribuído em apenas 12 horas para os 79 municípios. E se for necessário nós poderemos repetir essa estratégia”, reforçou.
O secretário realça o papel colaborativo e o apoio das pessoas e instituições que estão contribuindo com os bons resultados da campanha. Ele destaca o engajamento dos servidores da Saúde e o apoio de todo o Governo do Estado. Resende fez menção especial à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que colocou o Corpo de Bombeiros Militar à disposição. Segundo ele, outras forças de segurança, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e as Forças Armadas têm participação na conquista desses índices.
Outro fator de apoio ressaltado pelo secretário está no envolvimento dos gestores municipais. “Os prefeitos, secretários municipais de saúde e suas equipes não têm medido esforços, inclusive fazendo vacinação nos finais de semana e feriados. Alguns, inclusive, até desatolando veículos que transportam vacinas nos dias chuvosos”, comenta. “Claro que essa performance precisa ser melhorada em algumas regiões. E estamos conversando sobre isso. O que mais precisamos agora é que o Ministério da Saúde envie a quantidade de vacinas necessárias. Do restante, nós damos conta”, afiançou.
REFORÇO
Mais 54.600 doses da vacina Coronavac chegaram na quarta-feira (17). Com essa oitava remessa do Ministério da Saúde, o Estado totaliza 371.660 doses de vacinas dos laboratórios AstraZeneca/Oxford e Coronavac. O secretário informa que sete municípios recebem acima de mil unidades. Campo Grande, a capital, fica com a maior quantidade: 20.460 doses. Esse reforço vai garantir aos municípios a vacinação de grupos prioritários remanescentes, além de continuarem a vacinação para os idosos a partir de 70 anos e acima de 60 anos com comorbidades.