Estão abertas até 5 de junho as inscrições para a ‘5ª Mostra de Teatro Infantil’, projeto patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais da Secretaria de Cultura e Cidadania do Governo de Mato Grosso do Sul. As atividades acontecem de 12 a 19 de outubro em Campo Grande. Podem se inscrever na programação grupos de teatro infantil de todas as regiões do Estado.
O projeto foi idealizado pelo Ateliê Ramona Rodrigues. O edital com informações e a ficha de inscrição estão disponíveis no blog www.atelieramonarodrigues.blogspot.com.br.
Todo e qualquer grupo de teatro que tenha um ou mais espetáculos voltados para a infância pode concorrer. Basta preencher a ficha de inscrição e encaminhar somente pelos Correios (carta simples registrada e ou Sedex) ao Projeto 5ª Mostra de Teatro Infantil de MS, Rua 14 de julho, 1431, casa 3, Centro, Campo Grande/MS, CEP: 79.002-330, com a Ficha de Inscrição devidamente preenchida e a seguinte documentação:
1. Material gravado em CD/DVD, com o trabalho do grupo;
2. Ficha técnica;
3. Currículo do artista e/ou grupo devidamente comprovado;
4. Identificação e dados pessoais com endereço completo, o telefone de contato e e-mail;
5. Três fotos do artista ou grupo em CD/DVD, no formato JPG e com resolução mínima de 300 DPI.
Ao todo, serão selecionados oito espetáculos para a programação da mostra. Cada um receberá um cachê de R$ 4 mil, mediante apresentação de nota fiscal.
As propostas serão analisadas por uma Comissão de Seleção formada por representantes da área teatral do Estado. O resultado será divulgado no Blog do Ateliê, no dia 3 de julho e também ficará disponível para consulta pública no site da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e locais púbicos no Centro de Campo Grande.
“Neste ano, a Mostra de Teatro Infantil inova porque se abre para todo o Estado. O objetivo é, além de reunir um número maior de grupos e mostrar suas produções, também dialogar, aprender e compartilhar experiências na busca da valorização da arte para a formação intelectual, emocional e corporal de crianças, jovens e comunidade em geral”, destaca a diretora, produtora e arte-educadora Ramona Rodrigues.
A MOSTRA
Ao longo das quatro edições, Ramona Rodrigues, em parceria com agentes e entidade culturais, promoveu uma agenda de espetáculos teatrais voltados para a infância. Em todas as edições o projeto ofereceu oficinas, palestras e promoveu campanha de arrecadação de brinquedos e livros que foram doados a crianças em situação de vulnerabilidade social, superando mais de 3 mil doações.
A programação contará ainda com o Seminário Aberto ‘O Direito da Criança, a Cidade e a Cultura’, uma oficina de arte-educação e outra de interpretação no Teatro Infantil para artistas e arte educadores, além de brincadeiras tradicionais e entrega de brinquedos e livros em comunidades.