Com a temática ‘A arte em poesia: poetas brasileiros’, a 13ª Mostra Cultural de MS e Festival MS in concert prometem uma viagem ao universo da arte e do lirismo, através da poesia. Os eventos são uma realização do Governo do Estado de MS através da Secretaria de estado de educação –SED, por meio do Núcleo de Arte e Cultura – NUAC, e acontecem simultaneamente nos dias 7, 8 e 9 de outubro, das 7h30 às 11h, das 13h30 às 17h e das 18 às 22h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, situado no Parque dos Poderes em Campo Grande.
A Mostra é um projeto que possibilita a extensão das atividades educativas que são realizadas durante o ano letivo dentro das escolas da Rede Estadual de Ensino, e tem como foco o desenvolvimento sistemático da pesquisa, fundamentada e norteada pelo tema proposto. Sabe-se que o ambiente escolar é um dos principais meios de promoção e difusão da nossa cultura e um local de criação e desenvolvimento de talentos, onde todas as formas são exploradas, pois mesmo com um tema estabelecido, os professores e os alunos transitam por diferentes possibilidades de se produzir arte.
Para tanto, são trabalhadas diversas linguagens artísticas como forma de ampliar o gosto pelo fazer e criar: artes plásticas, dança, música, teatro, capoeira e cinema fazem parte desse universo criativo e que são cuidadosamente reunidos nos dois eventos que servem de celebração de parte dos resultados alcançados dentro dos projetos escolares. Ao tratar do tema da poesia, a equipe do Nuac propôs uma reflexão acerca da arte da palavra, bem como suas formas e movimentos estéticos presentes na nossa literatura, resultando num trabalho de pesquisa aprofundado, possibilitando a ampliação do conhecimento artístico-literário.
As coreografias e interpretações levarão em conta todas as maneiras de entendimento e expressões da poesia brasileira considerando sobretudo os poetas de MS e do Brasil. Para essa edição, haverá algumas participações especiais, com artistas e grupos convidados: ‘Centro do Idoso – Projeto Conviver’, do município de Vicentina; Alunos do CEI José Eduardo Martins Jallad – Zedu, de Campo Grande; espetáculo ‘Bebê Abordo’ do Grupo Teatral Flôr e Espinho; aluna e poetisa Nicole Vitória, da E.E. Uirapuru, de Nioaque; Chicão Castro; Quinteto de Jazz da SECTUR; e Irwing Ferreira. E nas artes plásticas teremos o artista plástico Cello Lima, de Dourados, com o projeto ‘Ateliê Aberto’, onde estará demostrando ao vivo parte do seu processo de criação com a reconstituição do seu ateliê, e a pintura de uma tela ao vivo com a temática voltada para a poesia.
A Mostra visa também possibilitar que os nossos alunos e professores tenham um contato direto com os artistas. Portanto, esse será mais um momento de aprendizado onde o conhecimento perpassa os muros escolares e promove um encontro entre a arte, seus criadores e expectadores.
A Mostra Cultural e o Festival MS in Concert reúne em Campo Grande um grande número de escolas participantes, a maioria procedente de cidades do interior do estado. Durante os três dias, o público poderá apreciar as diferentes formas de expressão artísticas que tem como resultado o trabalho de pesquisa que vem sendo realizado nas unidades escolares de MS, e que tem com palco o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, que nesse período se torna uma extensão da sala de aula em um ambiente de celebração da arte. Com a participação de 36 municípios, 99 escolas estaduais, 147 apresentações culturais e oito participações especiais, os eventos são de caráter educativo com entrada franca e acesso a todos.