Moradores do Jardim Itamaracá tiveram a oportunidade de conhecer de perto como funciona o tratamento da água antes de chegar à torneira. Cerca de 40 pessoas da comunidade visitaram nesta terça-feira (05) a estação de tratamento de água (ETA) Guariroba – responsável por 40% do abastecimento de Campo Grande. O grupo de moradores também passou pelo Centro de Controle Operacional – de onde os sistemas de abastecimento de água e de esgoto são monitorados em tempo real.
A ação faz parte do Programa Afluentes, uma iniciativa da Águas Guariroba para levar informações e fortalecer o relacionamento com a comunidade. Além da visita, os moradores participaram de uma palestra sobre a importância do tratamento de água e de esgoto para o meio ambiente e a saúde e esclarecem dúvidas sobre os serviços prestados na Capital. Entre os temas estão os riscos de contaminação do consumo de água de poços clandestinos, a importância da limpeza frequente da caixa d’água e dicas para evitar o desperdício de água.
Vagner Pereira, líder comunitário do bairro Itamaracá, foi quem reuniu a comunidade para participar da visita. “Viemos para que os moradores conhecessem como funciona o tratamento da água que bebem. Todos ficaram bem animados, tiraram dúvidas. Eles gostaram e eu também gostei muito”, destaca a liderança.
A dona de casa Zeanir de Oliveira Silva visitou pela primeira vez uma estação de tratamento de água. “Para mim foi muito interessante. Eu sempre tive algum receio – a água sai do rio, do córrego, como é que a gente bebe? E o tratamento é totalmente diferente do que eu imaginava. Vi que a tecnologia está bastante avançada. Aprendi bastante coisa”, conta a moradora. (Assessoria)