O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, esteve no Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (15), visitando a Expoagro, em Dourados. A feira, que é uma das maiores do Estado, acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e vai até o dia 21.
Para receber o Ministro, representando o Governador Reinaldo Azambuja, esteve em Dourados, o superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Renato Roscoe, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Na oportunidade o ministro falou sobre o Programa Agro Mais, que busca a desburocratização do setor produtivo e em especial sobre o ‘Agro Mais Produtor’ que tem foco no atendimento ao pequeno produtor, levando especialização. A ideia, segundo o Ministro, é trazer essa aba do programa para Dourados e atender um expressivo número de agricultores familiares.
Novack falou da intensificação das atividades voltadas a ampliação da internacionalização da agricultura, com a participação dele e do Ministro Blairo Maggi em importantes missões internacionais nos próximos meses, conversando com possíveis parceiros compradores da produção brasileira. “Fomentar o agronegócio ajudará o país a recuperar mais rapidamente o emprego, já que o setor é responsável por uma a cada três vagas do mercado de trabalho”, completou.
A importância do setor, lembrou, se revela também na fatia que tem no Produto Interno Bruto (PIB) do país, chegando a quase 23%. Novacki lembrou o desafio a que se propôs o Mapa de aumentar a participação do agronegócio brasileiro no mundo dos atuais 6,9% para 10% em cinco anos. “É uma meta ousada, mas possível”, afirmou, durante reunião com produtores rurais.
Sobre esse desafio comentado pelo Ministro, o Superintendente Renato Roscoe reforçou o compromisso de Mato Grosso do Sul ao lembrar que o Estado tem alta produtividade, alta competitividade no agronegócio e é eminentemente exportador.
Renato falou ainda da conexão de Mato Grosso do sul com a política do Ministério da Agricultura, que busca a expansão dos mercados internacionais para os produtos brasileiros, destacando as cadeias de carnes, o complexo da soja como um todo, produção de açúcar e de produtos como a celulose. “Somos grandes players exportadores desses produtores”, completou.
Ao destacar o alinhamento das ações e a proximidade dos objetivos, Renato comentou sobre os preparativos que o Governo do Estado tem feito para o lançamento do Programa Agro Mais em Mato Grosso do Sul. “A intenção é aderir ao programa para que possamos aproximar ainda mais o setor produtivo dos tomadores de decisões, dos formuladores de políticas públicas”.
A ideia, segundo Renato, é simplificar e dinamizar os processos, a legislação, as resoluções, os sistemas de regulamentação e a fiscalização. “Queremos otimizar todas as atividades relacionadas ao MAPA e até mesmo a outros ministérios, com temas interligados”.
Renato explica que, neste sentido, o Governo do Estado já está fazendo sua parte com ações que buscam a desburocratização e simplificação dos serviços oferecidos ao produtor.
Acompanhando a visita do Ministro e a programação da feira com a participação de técnicos da Secretaria, Roscoe fica em Dourados até quinta-feira (18), onde participa de vários eventos junto da equipe Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), com a presença do Diretor Presidente, Enelvo Felini.