Retomar e potencializar as melhores condições de desenvolvimento humano e sustentável do Município, com ênfase na valorização da cidadania e na inclusão social, econômica e cultural, estas são diretrizes conceituais que o prefeito Marquinhos Trad (PSD) destaca entre as prioridades de sua administração. Para isso, contemplando as demandas que surgirão no futuro, ele já deu início a intervenções que vão fomentar a capacitação das pessoas, dando atenção diferenciada às crianças, adolescentes e jovens.
O prefeito ainda está entrando no segundo trimestre do mandato, porém já tem no seu conjunto de intervenções algumas iniciativas que refletem o olhar futurista. Além do esforço tremendo para assegurar o início do ano letivo com as estruturas adequadas de apoio à Rede Municipal de Ensino (uniformes e merenda, por exemplo), Marquinhos abre para a cidade alternativas inovadoras em favor das populações que amanhã vão conduzir os destinos da cidade.
Nesta segunda-feira, 3, a subsecretaria municipal de Políticas Públicas da Juventude, chefiada por Maicon Nogueira, deflagrará na Câmara de Vereadores o Programa ‘Levanta Juventude’. Convidado pelo prefeito, o secretário nacional de Juventude da Presidência da República, Assis Filho, estará presente. O programa prevê três frentes de ação, conforme explica o subsecretário: Projeto Viva Jovem, Capacitação profissional Para o Primeiro Emprego e Projeto Reviva Estudantil.
“Serão projetos desenvolvidos nas áreas de combate e prevenção ao uso de álcool e drogas, cursos de capacitação profissional e ações de promoção à cidadania. A ideia é já colocar em prática essas atividades, a fim de consolidar as propostas do plano de governo da atual gestão”, discorre Nogueira.
ESPORTE
Com o viés da inclusão social e do incentivo à busca de educação e conhecimento, o prefeito Marquinhos Trad inova também na parceria entre Prefeitura e Banco Sicredi para lançar uma iniciativa pioneira na cidade: a primeira escolinha pública de futebol, que vai atender crianças de 10 a 14 anos de idade. O lançamento acontecerá nesta segunda-feira, 3. O projeto será desenvolvido pela Fundação de Esportes (Funesp) nos espaços públicos do Município.
O Projeto Escola Pública de Futebol – todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 10h e das 15h às 17h – inclui oficinas nos parques Ayrton Senna, Jacques da Luz, Tarsila do Amaral, Sóter, Praças Elias Gadia, Belmar Fidalgo, Centro Olímpico Ruy Jorge da Cunha e Ginásio Guanandizão. Cada núcleo será composto por quatro turmas de 25 alunos, sendo duas no período matutino e duas no vespertino, para ambos os sexos em turmas separadas.