O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) disse que todas as pessoas, independentemente de sexo, condição social ou ideologia, devem estar engajadas na defesa dos direitos dos segmentos mais atingidos pelo preconceito e pela violência, como as mulheres e as crianças. Ele assinala ter sido gratificante a maciça presença masculina durante as manifestações do Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, realizadas na segunda-feira (6).
“É uma saudável mudança de comportamento, requer empenho diário e incessante. Com esta dedicação, os homens de bem precisam construir um legado de proteção, amor e cuidado. Meu desejo é que nossas atitudes sejam renovadas no ano todo. Assim, será possível mudar significativamente as tristes estatísticas de agressões contra as mulheres”, comenta.
Um dos principais ativistas parlamentares nas lutas afirmativas contra o preconceito machista, Rinaldo tem o seu nome inscrito entre os grandes responsáveis por ações e medidas institucionais do gênero. Ele apresentou vários projetos de políticas afirmativas, entre os quais o de implantação das Salas Lilás, que são espaços policiais especializados para a prestação de serviços de assistência geral às vítimas de violência.
A primeira Sala Lilás do Estado foi inaugurada no Instituto Médico-Odontológico Legal (Imol) de Campo Grande, em novembro de 2017, com inspiração no modelo adotado no Rio Grande do Sul. Para os municípios que não possuem as Delegacias de Atendimento à Mulher e registram alto índice de violência doméstica, a alternativa foi a criação das chamadas “Salas Lilás”.
MOÇÃO
Como prova de reconhecimento e incentivo, a Assembleia Legislativa aprovou iniciativa de Rinaldo, que apresentou uma Moção de Congratulação à 3ª sargenta PM Janeth de Oliveira Cidrão Gomes da Silva. Ele destacou o desempenho de Janeth em 15 anos de serviços prestados à Polícia Militar e “o excelente trabalho como comandante da guarnição responsável pelo atendimento de sinistros, realizando a confecção dos Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito”.