A Legião da Boa Vontade, em parceria com a ONG Ecoa – Ecologia e Ação, esteve na região do pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, para mais uma etapa da ‘Campanha Diga Sim!’, amparando 250 famílias ribeirinhas que tiveram suas rendas comprometidas por conta das secas e queimadas dos últimos anos e também que sofrem os efeitos gerados pela pandemia. Nesta ação foram mais de 5 toneladas em doações entregues às comunidades APA Baía Negra, Assentamento São Gabriel, Paraguai Mirim, Barra do São Lourenço, São Francisco e Porto Amolar.
A APA Baía Negra é a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável criada no Pantanal, a cerca de 15 Km da cidade. A comunidade fica à beira do Rio Paraguai e nela vivem aproximadamente 50 famílias, tendo a pesca e o extrativismo vegetal como a principal fonte de renda.
A representante da comunidade, Julia Gonzales, relata que a ajuda chegou em um momento de extrema importância, pois muitas famílias já não tinham nada para comer. “Essa ajuda é muito importante, pois com a seca e as queimadas as famílias não têm de onde tirar o sustento. Por isso, graças a Deus e a LBV, hoje as famílias terão uma refeição completa”.
Muitas dessas famílias tiveram suas rendas totalmente afetadas, como a senhora Zilda dos Santos. “Hoje tinha somente meio quilo de arroz para fazer para mim e meus dois filhos. Estou feliz e grata, pois há alguns anos atrás também já colaborei com a LBV e hoje vejo a importância de doarmos, pois um dia eu ajudei e hoje estou sendo ajudada pela mesma instituição”, declarou.
A meta da LBV é entregar por meio da ‘Campanha Diga SIM!’, até agosto, nas cinco regiões do país, 104 mil cestas de alimentos; 311 mil litros de leite; 110 mil kits de higiene e de limpeza; e ainda 25 mil kits pedagógicos e 20 mil cobertores para famílias que residem em regiões onde o inverno é mais rigoroso.