O Laboratório de Efluentes da Águas Guariroba manteve a acreditação dos sete processos de análise destinados para o monitoramento da qualidade do efluente que sai das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A auditoria foi realizada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) no mês de junho.
Em média, o laboratório de efluentes da Águas Guariroba, que fica na ETE Los Angeles, realiza 150 coletas de amostras por mês e faz aproximadamente 1.000 análises. Por dia, a concessionária trata, em média, mais de 78,4 milhões de litros de esgoto em duas estações. A rede de coleta já atende mais de 80% dos imóveis de Campo Grande.
De acordo com o coordenador de operações da concessionária, Edilson Sadayuki Omoto, a manutenção da acreditação dá ainda mais confiabilidade aos processos realizados pelo laboratório da empresa, que é o primeiro laboratório de efluentes do estado acreditado pelo Inmetro. “A acreditação mostra que o nosso laboratório utiliza uma metodologia confiável, tudo dentro das normas documentais e técnicas”, avalia.
A auditoria de manutenção acontece um ano após a conquista da acreditação. Os processos acreditados foram DBO (Demanda bioquímica de oxigênio), oxigênio dissolvido, PH, turbidez, sólidos totais, sólidos sedimentáveis, temperatura e retirada de amostras.
De acordo com a coordenadora de Esgotamento Sanitário, Fernanda Barreto de Oliveira Reis, a auditoria contribui para que a equipe seja ainda mais analista nos processos realizados. “A equipe auditada aprende bastante, além disso, é muito motivador ter a manutenção da acreditação”, avalia. “A gente ganha com a experiência e orientações dadas durante a auditoria”, observa Renato Ozório Vilela, químico responsável pelo laboratório.