O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) realiza nesta quinta-feira (18) mutirão de aferição de pressão arterial, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso do Sul.
O mutirão será realizado das 8h às 11h30 em frente ao ambulatório central do HU (ao lado da portaria) e, das 11h30 às 15h, na entrada da recepção de pacientes, também no HU.
Enfermeiros e estudantes de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) farão as aferições de pressão arterial de pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores, sob a coordenação e orientação do cardiologista Délcio Gonçalves Júnior, médico do HU e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso do Sul.
“Na maioria dos casos as pessoas com pressão arterial elevada não sentem nada. Por isso a importância de aferir a pressão regularmente”, explica Gonçalves Júnior.
A hipertensão afeta hoje mais de 36 milhões de pessoas no Brasil e pode causar infarto e acidente vascular cerebral (AVC).