Cadastradas em situação de fragilidade social e econômica, 80 mil famílias de Mato Grosso do Sul foram atendidas em outra intervenção liderada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). De 31 de agosto ao dia três deste mês foram entregues 400 mil máscaras e 80 mil cobertores às famílias em situação de vulnerabilidade nos 79 municípios.
Cada família recebe cinco máscaras para se prevenir contra a Covid-19. A distribuição, na unidade do Rede Solidária do Jardim Noroeste, em Campo Grande, foi feita em horários específicos. O representante de cada município retirou o material, dentro dos protocolos de biossegurança para evitar a transmissão do coronavírus.
Em agosto, Azambuja conferiu a primeira entrega e realçou a responsabilidade social da gestão. O presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social, Sérgio Wanderly, festejou: a ação, “de suma importância para os municípios”. Realizada pela Sedhast (Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), com verba do Fundo de Investimento Social (FIS), os cobertores foram adquiridos por R$ 2 milhões (R$ 25,00 a unidade).
Além dos municípios, 1,5 mil unidades foram entregues à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que faz o atendimento a quem mora em locais de difícil acesso. Desde 2015 já foram distribuídos 330 mil cobertores.