Com mais de 50 mil habitantes e entre os municípios de melhor desempenho na economia de Mato Grosso do Sul, Maracaju ganha agora mais um alicerce fundamental ao seu desenvolvimento humano. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entrega à população as obras de reforma, ampliação e modernização da Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima.
O investimento – de R$ 5 milhões 311 mil em recursos do Estado – obedece a um dos projetos de excelência que marcam a atenção governamental ao direito de acesso ao ensino. “Buscar o conhecimento é o maior desafio da humanidade. É o conhecimento que valoriza a pessoa, as civilizações avançam, constroem convivências, abrem caminhos, criam oportunidades e vencem desafios”, diz Azambuja. “Em Mato Grosso do Sul, procuramos fazer isso governando para as pessoas, dando garantias para seu direito à educação e à cultura desde a infância”, completa.
A escola maracajuense está nesse padrão. Quem conheceu antes e vê agora nota a transformação radical. O projeto não cuidou apenas de reformas e ampliação. Foi além. O prédio tinha apenas um piso, agora são dois, com direito a elevador e outras estruturas de acessibilidade, como os banheiros adaptados. As salas de aula passaram a ser 25, a rede de tecnologia conta com sala adequada e 27 novos computadores.
Em espaços amplos e ajustados para circulação confortável estão todas as áreas internas de uso: refeitório, cozinha com coifa, câmara fria, fogão industrial, cantina, sala de educação física, biblioteca, salas de coordenação, de professores, de direção. A quadra coberta tem vestiário adaptado e os sistemas de ventilação mecânica e natural atendem às condições básicas de preservação da saúde humana.
Até agora o governo estadual investiu R$ 190 milhões 735 mil 531,13 no ensino público, contemplando os 79 municípios com obras e serviços que vão de uma simples pintura de muro a uma quadra coberta, um complexo de informática ou uma nova escola. Mato Grosso do Sul tem uma educação pública de excelência.
“Os números seriam suficientes para traduzir esta realidade. Mas preferimos ter como parâmetro a felicidade de estudantes atendidos em seu direito fundamental. E esta escola em Maracaju está ampliando e modernizando o sagrado acesso ao saber e à formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens que caminham conosco na direção do futuro”, comemora o governador.