Os cuidados no período de gestação precisam ser redobrados e durante a pandemia as mamães devem ter uma atenção maior ainda. Porém, segundo o ginecologista e obstetra, cooperado da Unimed Campo Grande, Dr. Thiago Souza, as gestantes podem ficar tranquilas, pois “a orientação para prevenir-se é a mesma que toda população deve seguir: evitar tocar os olhos e a boca, evitar aglomerações, distanciamento social, lavar as mãos constantemente e usar máscara”.
O obstetra ainda relatou que “as gestantes foram inseridas no grupo de risco porque o Ministério da Saúde entendeu que sempre seriam grupo de risco para qualquer tipo de doença infectocontagiosa, pois neste período há uma transformação imunológica que diminui a imunidade dela”.
Além disso, há muitas dúvidas a respeito de mães que testam positivo para Covid-19 e se é possível transmitir a doença para o bebê. Sobre este assunto o médico informa que “tem poucos relatos da transmissão vertical. Não se sabe se o bebê nasce e pode ser contaminado logo ao nascer ou se ele é contaminado ainda no útero. A princípio, estudos mostram que não há transmissão vertical”.
Dr. Thiago ainda frisa que o contato pele a pele com o bebê, mesmo para as mães contaminadas com o vírus, é extremamente necessário e importante para saúde da criança. “A recomendação é a gold hour – hora dourada -, pegar o bebê e colocar para mamar, e caso a mãe esteja contaminada, após a amamentação colocar o bebê no bercinho na distância recomendada, de um metro e meio, dois metros”.
“O vírus não passa no leite, o que deve ser feito pela mãe são as medidas de segurança para a criança, então, na hora da amamentação há necessidade do uso de máscara e higiene das mãos, e então colocar o bebê na mama e após amamentar alguém colocar a criança em um bercinho, na distância recomendada. Se a mãe estiver muito sintomática, a orientação é extrair esse leite e dar para o neném em um copinho”, diz.
Por fim, o médico lembra: “façam o pré-natal corretamente para uma gestação tranquila e saudável. O pré-natal, mesmo em período de pandemia, deve ser seguido normalmente, fazer as consultas de rotina é de extrema importância para diagnosticar algumas doenças que são inerentes a gestação, como diabetes gestacional, pressão alta, entre outros. Nada melhor que a informação, e informação pode ser obtida através do seu obstetra”.